Portas abertas às 6h, balões verdes e amarelos enfeitando os ambientes, alto-falantes anunciando descontos. Foi assim que muitas lojas de Belo Horizonte amanheceram nesta sexta-feira (6), primeiro dia da Semana do Brasil. O movimento de consumidores, porém, foi tímido na abertura da campanha, uma espécie de “Black Friday brasileira”, idealizada pelo governo federal para movimentar a economia.
No centro da cidade, vendedores formavam fila nas portas chamando os clientes, que foram pegos de surpresa: a maioria não sabia da iniciativa. Ainda assim, os lojistas estão otimistas e esperam que as vendas cresçam nos próximos dias da ação.
Gigantes do varejo, Casas Bahia e Pontofrio abriram às 6h, mas, em um dos estabelecimentos, no centro da capital, os primeiros consumidores só apareceram cerca de duas horas depois. Mais tarde, o movimento aumentou, mas não houve filas.
“A gente se preparou com estoque em todas as categorias de produtos. O movimento está acima do de um dia normal de setembro. Eu acredito que seja uma tendência que vai logo entrar no calendário de consumo do brasileiro”, afirmou o gerente regional da Via Varejo, dona das duas marcas, Fernando Segatto. As lojas anunciam descontos de até 80%.
Nos shoppings, a adesão foi grande por parte dos lojistas, que esperam fluxo maior de consumidores. “Hoje (ontem), o movimento está normal, mas nossa expectativa é aumentar no fim de semana. Estamos com descontos bastante agressivos”, diz a sócia- administradora da Puket do ItaúPower Shopping, Priscila Souza. Na Alphabeto, a previsão também é positiva. “Hoje (ontem) está devagar, muita gente ainda não está sabendo, mas o movimento deve aumentar. A gente espera que seja algo próximo da Black Friday”, afirma a sócia-proprietária Elzi do Carmo. Os descontos chegam a 50% na loja.
Segundo o gerente de marketing do BH Shopping, Renato Tavares, o fato de o início da campanha ter caído no quinto dia útil contribui para o aumento das vendas. “Setembro não tem data marcante para o comércio; se vingar (a campanha), vai ser muito bom”, afirma.
A dona de casa Maria Rosa Duarte, 39, não ficou satisfeita. “Na internet é muito mais barato. Há seis meses, comprei uma geladeira por R$ 1.600. Agora, está R$ 2.400”, conta. A cuidadora de idosos Aparecida Maria de Jesus, 50, não estava sabendo da campanha, mas se interessou pelas ofertas. Ela já estava precisando de um fogão e aproveitou a oportunidade. “Estava R$ 1.300 e caiu para R$ 700, o valor está bom”, diz.
Clientes reclamam de peças com leves defeitos
Alguns dos produtos com maiores descontos em parte das lojas do varejo ontem eram peças de mostruário, com pequenos defeitos, gerando reclamações de consumidores. “A máquina de lavar está com 50% de desconto, e eu estou precisando de uma, mas não está compensando. Uma é 220 volts, a outra está com a tampa quebrada. Como usar assim?”, questionou a aposentada Maria Antônia Pereira, 55.
O auxiliar de limpeza Ermelindo dos Santos, 46, decidiu comprar uma geladeira de mostruário na oferta. “Os maiores descontos são em peças de mostruário, até vale a pena, mas não sei se minha esposa vai gostar da geladeira, porque ela é muito detalhista”, disse.
“Dificuldade no início é natural”
Dificuldades iniciais são naturais, e o movimento da Semana do Brasil deve crescer nos próximos dias, na avaliação de Marcos Gouvêa de Souza, membro do corpo consultivo do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) – parceiro do governo na elaboração da campanha – e diretor geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza.
“Todo projeto mais ambicioso enfrenta dificuldades no início. A questão da divulgação é relativa, sempre poderia ser mais. Hoje existe um nível de informação relativamente baixo, porque a campanha está começando agora, mas tende a crescer nos próximos dias. Uma nova tradição está sendo criada no Brasil”, afirma. Segundo ele, a campanha visa incentivar as vendas do varejo em setembro, que tradicionalmente não é bom para o comércio, e oferecer descontos reais para os consumidores.
Continua
As ofertas da Semana do Brasil vão até o dia 15 de setembro. A data da campanha foi escolhida para abranger o Dia da Independência, neste sábado (7).