Uma onda de comentários a respeito dos preços exorbitantes das contas da Copasa foi registrada em uma publicação no Instagram de O TEMPO, nessa segunda-feira (27). A matéria em questão trazia a denúncia de um empresário que viu o valor da fatura de água de suas lojas saltar de R$ 57,00, em dezembro de 2022, para R$ 750,00, em janeiro deste ano. Logo depois, a Copasa confirmou a devolução do valor ao consumidor.
Até às 12h desta terça-feira (28), a postagem contava com mais de 760 comentários. A maior parte dos relatos eram de seguidores que também estavam na mesma situação. Confira alguns:
@laianeadm: “Interessante. Também moro no Carlos Prates e minha conta foi de R$ 69 pra R$ 200 e pouco esses mês. A do meu vizinho, foi de R$ 20 e pouco pra R$ 500 em janeiro. Será que não são os leituristas que estão despreparados?”
@vitorvdbs: “A minha aumentou 200%, sendo dois moradores que só ficam em casa à noite.”
@apaula_s_: “Na minha casa, a conta vem R$ 70/80 por mês. Em janeiro e fevereiro, elas vieram R$ 700 e R$ 750. Um abuso. Foi constatado que não tinha nenhum vazamento e o hidrômetro também estava em perfeito estado. Tivemos que recorrer por três vezes até fazerem um acordo e diminuírem o valor.”
@matheus.r.rodrigues: “Moro no Glória (bairro). Minhas contas são em média R$ 200 e no mês de janeiro veio R$ 1.560. Abri a reclamação para fazerem a análise de conta, me responderam um mês depois e, adivinhem? Mudaram o valor para R$ 36. Tem que ficar em cima para saber o andamento da análise.”
Outras reclamações dessa natureza já haviam sido publicadas. No último dia 17, por exemplo, O TEMPO mostrou relatos de moradores de Belo Horizonte que receberam a conta de água com preço até 10 vezes maior que o habitual. Outras pessoas ainda reclamaram que os hidrômetros não estariam sendo lidos corretamente.
Uma semana depois, a reportagem entrou novamente em contato com os denunciantes para saber qual retorno eles obtiveram da Copasa. Uma parte só conseguiu agendar o atendimento para o fim de março, e a outra, não conseguiu a revisão do valor da fatura.
Procon acionado
O Ministério Público de Minas Gerais afirmou que está investigando a situação. "Sobre as questões apontadas na matéria chegaram representações que estão sendo analisadas pela 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor para definição de diligências e de eventuais medidas cabíveis. Por se tratar ainda de investigação preliminar não serão fornecidas mais informações neste momento", afirmou.
Reclamações podem ser feitas ao Procon pela internet. O MPMG recomenda ainda que reclamações sejam feitas na Ouvidoria da Arsae o no site consumidor.gov.br.
Reclamação na Ouvidoria da Arsae
Outra forma de os consumidores denunciarem o aumento abusivo das contas de águas ou o não atendimento da Copasa é por meio da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG). A Ouvidoria do órgão pode ser acionada, caso o usuário não tenha a demanda satisfatoriamente atendida pela Copasa ou pela Ouvidoria da companhia de saneamento. A agência afirmou que basta o cliente informar os números dos protocolos dos atendimentos anteriores para registrar o caso.
O atendimento por meio da Ouvidoria da Arsae-MG funciona pelo telefone 0800 031 9293, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados; pelo site arsae.mg.gov.br/ouvidoria ou pelo MG App, através da opção “Água e Esgoto - Copasa”.
O que diz a Copasa
A Copasa afirmou que o número de reclamações registradas em janeiro de 2023, em Belo Horizonte, está em consonância com a média histórica. Disse ainda que a partir do momento em que a demanda é formalizada nos canais de atendimento da empresa, gerando um protocolo, a conta fica bloqueada até o término de sua análise. Ou seja, não há ação de cobrança e nem suspensão do fornecimento de água.
Veja o posicionamento da Copasa, na íntegra:
"A Copasa informa que os números de pedidos para análise e revisões de faturas dos imóveis em Belo Horizonte, em janeiro de 2023, estão em consonância com as médias históricas mensais do ano de 2022, sem registro de aumento ou variação considerável.
Em janeiro/2023, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), autorizou o reajuste das tarifas de água e esgoto em 15,7% que, conjugado com outros fatores como a chegada do verão onde as temperaturas estão mais elevadas, alterações no perfil de consumo ou mesmo ocorrências de vazamentos internos, podem ocasionar o aumento no valor da fatura.
A Companhia orienta que, nos casos em que o cliente tiver qualquer questionamento a respeito de seu consumo ou fatura mensal, a solicitação de avaliação das contas pode ser feita pelos canais de atendimento digital da Companhia – webchat (no site da Copasa) e whatsapp (31 99770 7000), sem a necessidade de se dirigir à uma agência. O cliente que, no entanto, optar pelo comparecimento às agências também será acolhido e orientado sobre a sua demanda.
A Copasa esclarece ainda que, a partir do momento em que a demanda é formalizada nos canais de atendimento da empresa, gerando um protocolo, a conta fica bloqueada até o término de sua análise. Ou seja, não há ação de cobrança e nem suspensão do fornecimento de água.
A empresa reforça também que adota medidas para evitar que as faturas que ultrapassem a média histórica, sejam entregues aos clientes sem uma minuciosa checagem prévia. Quando há pedidos de revisão das contas, a empresa também faz uma análise criteriosa da solicitação feita pelo cliente.
A Companhia oferece condições especiais de pagamento para os clientes. No caso da categoria residencial, por exemplo, as contas podem ser pagas com entrada de 20% e divididas em 24 parcelas. Para a categoria social, a entrada é de 10% e a fatura pode ser parcelada em até 36 vezes.
A Copasa informa ainda que, caso sejam informados os endereços de referência dos clientes, a Companhia fará uma análise individual de cada uma das demandas apresentadas".