A quarentena “forçada” não precisa ser um momento de total desprendimento das atividades. Para isso, várias instituições oferecem cursos gratuitos para aproveitar o tempo parado e se aperfeiçoar. Veja abaixo algumas dicas para estudos online e gratuitos:
Harvard
A famosa Universidade Harvard, nos Estados Unidos, liberou mais de 100 cursos gratuitos (totalmente em inglês) em sua plataforma online para diversas áreas. Entre elas, estão: Artes e Design, Ciências Sociais, História e Ciência Ambiental.Para acessar aos cursos, é preciso, primeiro, fazer um cadastro. Acesse as orientações aqui.
USP
A Universidade de São Paulo (USP) oferece algumas plataformas online para cursos e aulas gratuitas. Confira aqui o acesso da plataforma Coursera.
Udemy
A rede abriu mais de 400 cursos gratuitos para quem deseja aprender técnicas básicas de informática. De Excel a aulas mais complexas, como programação para crianças com ferramenta do MIT. É preciso buscar dentro do site da Udemy para acessar os cursos gratuitos. Acesse o site aqui.
Fundação Getúlio Vargas
A FGV liberou 55 cursos gratuitos na área de Administração, Negócios, Carreira e Direito. Acesse a lista dos cursos aqui.
Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com 12 cursos online gratuitos com certificação em áreas como empreendedorismo, segurança do trabalho e mecânica automotiva, dentre outros. Acesse aqui.
Sebrae
Oferta mais de 100 cursos gratuitos em diversas áreas. Dentre eles, estão: Fluxo de Caixa para Micro Empreendedor Individual (MEI) e Planejamento de Marketing – Ferramentas Práticas e Atendimento ao Cliente.Todos os cursos contam com certificado de participação. Acesse aos cursos aqui.
O LinkedIn liberou gratuitamente o conteúdo chamado “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”. São mais de 10 tópicos de estudo com professores, escritores e especialistas de diversas áreas, somando mais de 10 horas de curso. Para acessar o conteúdo, clique aqui.
VTX Lab
Os profissionais da área de beleza podem melhorar suas habilidades profissionais por meio de cursos sobre corte, escova e visagismo. A plataforma oferece sete cursos gratuitos. Acesse aqui.