São Paulo. Um problema misterioso no motor 1.0 flexível EA-111, da Volkswagen, está tirando o sono de muitos proprietários dos modelos Gol, Voyage e Fox. A fabricante admite a existência de um defeito no propulsor, mas informa que ainda não conseguiu identificar do que se trata. "Divulgaremos um parecer sobre isso entre dois e três meses", anunciou o gerente executivo de Engenharia da Volkswagen do Brasil, João Alvarez Filho. "Temos conhecimento de 300 casos, todos de carros equipados com o motor 1.0, nenhum com 1.6", disse. Mas, segundo concessionários VW, milhares de veículos com estão com o problema.
O sintoma do defeito é sempre o mesmo: o motor começa a apresentar constante ruído. "Parece de tucho batendo ou virabrequim rajando", explicou o próprio Alvarez. Esses relatos são comuns em páginas da internet e comunidades de sites de relacionamento dedicadas à Volkswagen. A maioria das queixas é em relação ao Gol 1.0, mas Alvarez diz que há casos também com Voyage e Fox, os outros carros equipados com o EA-111.
A maior parte dos carros com o sintoma é nova, marcando entre 10 mil e 15 mil km rodados, mas há relatos de casos ainda mais recentes. "O meu Gol 1.0 foi para a concessionária com barulho no motor aos 700 km", contou Fábio Vieira.
Nas autorizadas, se constata redução no nível de óleo. E em decorrência disso, surgem outros problemas. Uma das peças que mais tem sido trocadas é o cabeçote. Mas há também casos em que é preciso substituir todo o motor. Ainda falta identificar a origem do problema. "Mas por não se tratar de um defeito que compromete a segurança, não faremos recall", diz Alvarez, que afirma ter tomado conhecimento do defeito há dois meses e meio.
De acordo com o gerente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos de Oliveira, se o estudo da fabricante constatar risco à segurança, ela terá de fazer recall.