Os trabalhadores da unidade de Contagem da Acument (uma das maiores fabricantes de parafusos, porcas e outros elementos de fixação do setor automotivo na América Latina) aceitaram a proposta da empresa de reduzir em 15% a jornada de trabalho e o salário, por dois meses. O acordo envolve cerca de 200 pessoas. Sexta-feira será o dia sem trabalho na empresa.
É um sacrifício temporário em troca da estabilidade de todos, disse o gerente da unidade, Frederico Travassos, ao informar que a empresa já havia demitido 10% do quadro de funcionários, pois as vendas registram queda de 40% em razão da crise.
Ele ressalta que o custo da demissão é muito alto e que a empresa investe em qualificação. O acordo motiva nosso pessoal, completou. Nos últimos três anos, a empresa investiu US$ 12 milhões. Além de Contagem, a Acument possui unidade em São Paulo, que também fez acordo do mesmo tipo.
O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e região, Marcos Marçal, ressalta que o acordo, que será assinado nesta semana, prevê garantia de emprego por dois meses, mais 30 dias de garantia de salário, caso o trabalhador seja demitido, além do reembolso da metade do salário que será cortado. Ele lembra que a redução de jornada com redução de salário é possível apenas quando a empresa tem balanço financeiro negativo. (ZM)