O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), responsável pela análise técnica do caso, divulgou laudo técnico que indica a necessidade de troca dos cubos de rodas traseiros fabricados em ferro fundido nodular, por outros feitos em aço forjado. O comunicado destaca que não foram observados acidentes envolvendo veículos com freios ABS.
A Fiat divulgou comunicado informando que cumprirá a "inusitada" decisão do DPDC e fará o "recall" para a substituição do cubo da roda traseira dos modelos Fiat Stilo. A montadora, entretanto, contesta o laudo utilizado pelo Denatran e diz que, por isso, irá recorrer contra a determinação do órgão que a obrigou a realizar o recall.
A
"O problema da roda ocorreu em consequência do acidente e não o cubo que gerou o acidente", disse Belini, em São Paulo. (Com Agência Brasil)
Flash
Pioneira. Em nota à imprensa, a Fiat recordou que foi a primeira montadora no Brasil a convocar espontaneamente um recall, "em clara demonstração de transparência e respeito ao consumidor".
Entenda o caso
Origem
As primeiras investigações sobre acidentes com os Stilo começaram a partir de relatos de rodas que se desprendiam do carro em movimento
"O ovo ou a galinha"
A discussão inicial era se elas se soltavam e, com isso, causavam o acidente, ou se o desprendimento era consequência da batida
A conclusão
O laudo final deixa claro que não importa a ordem dos acontecimentos. O fato é que há problemas na geometria das peças, no material usado e também descumprimento da norma técnica da ABNT
A contestação
A empresa reitera que o Stilo não apresenta qualquer inconveniente nem risco ao consumidor