IMPACTOS DO FRIO

Frio aumenta expectativa de vendas do comércio e anima lojistas de BH

Queda nas temperaturas provocam aquecimento dos setores de vestuário, calçados, eletrodomésticos e de serviços alimentícios

Por Nubya Oliveira
Publicado em 16 de maio de 2022 | 12:34
 
 
 
normal

O inverno normalmente traz o frio para a população e a esperança do aumento de vendas para alguns setores da economia. As temperaturas caem e as pessoas já procuram diversas formas de se aquecerem. Em virtude disso, cresce a busca por roupas e calçados de frio, agasalhos, comidas quentes, aquecedores e umidificadores, vinhos, dentre outros. 

Para se ter uma ideia, a previsão do tempo para Belo Horizonte é de que a mínima fique em torno de 16ºC nesta segunda-feira (16), podendo chegar a 5ºC na quinta (19). Em algumas regiões do Estado há ainda a possibilidade de chuva e geadas. Com toda essa expectativa, os mineiros já começam a corrida para não passar frio e disfarçar as baixas temperaturas. 

Muitas pessoas vão às lojas para comprarem um agasalho ou cobertor mais quentinho, e ainda buscam por sapatos mais fechados. “O comércio já está preparado para essa temporada. As lojas já estão se movimentando no sentido de promover ofertas e promoções para atrair o público. O varejo também já está desenvolvendo estratégias para impulsionar as vendas,” destacou Ana Paula Bastos, economista da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

Segundo a economista, a expectativa é para o crescimento das vendas em 2022, uma vez que a pandemia havia privado muitas pessoas do lazer e diversão. “Com o fim das restrições, as pessoas voltaram a sair de casa e começaram a circular novamente. Por isso, o comércio espera um saldo positivo ao final desse período,” pontuou. 

Dia dos Namorados 

Celebrado em 12 de junho, o Dia dos Namorados também é aguardado como um dos possíveis desencadeadores para o aumento no número de vendas. A data é uma oportunidade para os consumidores presentear as pessoas amadas, e consequentemente, aquecer o setor de vestuário, calçados, eletrodomésticos e de serviços alimentícios. 

Feira de Malhas e Tricô

Nesse domingo (15), terminou a edição Dia das Mães da Feira de Malhas de Tricô, no Minascentro, em BH. E para quem deseja fazer as compras para sobreviver ao frio, haverá a Edição de Inverno 2022, que reunirá mais de 80 fabricantes do setor de malhas de tricô, de 8 a 17 de julho, também no Minascentro.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!