educação

Não deu certo no Sisu? Faculdades de BH dão desconto conforme a nota do Enem

Para atrair alunos compromissados, instituições oferecem descntos nas mensalidades para quem se saiu bem no Enem

Por O TEMPO
Publicado em 25 de janeiro de 2024 | 06:00
 
 
 
normal

Quer entrar para a faculdade e não conseguiu vaga no curso desejado em instituição pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que encerra as inscrições nesta quinta-feira (25)? Pois saiba que a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser valiosa para conseguir desconto na mensalidade para estudar na rede privada.

Algumas das principais faculdades particulares de Belo Horizonte e região metropolitana oferecem descontos nas mensalidades para estudantes que tiraram boas notas no Enem. A intenção é atrair alunos compromissados e garantir a permanência deles até o fim da graduação.

A Newton Paiva, por exemplo, oferece o benefício conforme as notas do estudante nas últimas edições do exame. Segundo o centro universitário, o desconto pode chegar a 100%. Para saber qual o percentual do benefício, é preciso se inscrever no site da instituição. 

O mesmo acontece em faculdades do grupo Ânima, como a Milton Campos, em Nova Lima, a Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), em Vespasiano, e a UNA, com diferentes unidades em BH e cidades do interior. Os descontos podem ser conferidos após inscrição nos sites das instituições.

Já na Fumec, as notas do Enem podem levar no acesso a bolsas de 5%, 10% e 15%, distribuídas de acordo com a nota obtida e com a disponibilidade. As notas do enem em 2023 podem render até a bolsas de 100% de desconto. 

Nota do Enem é usada para o Prouni

É importante relembrar que a nota do Enem é pré-requisito para quem quer estudar na rede privada contando com bolsas do Prouni. As inscrições para o programa começam no dia 19 de janeiro. 

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. 

Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição, feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!