Minas Gerais

Planos de saúde são obrigados a cobrir exame para testar coronavírus

Decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na última terça-feira (10)

Por Thalita Marinho
Publicado em 18 de março de 2020 | 11:20
 
 
 
normal

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou recentemente que irá incluir o exame de detecção do coronavírus no rol de procedimentos e eventos em saúde, que constitui a cobertura mínima obrigatória para os beneficiários de planos de saúde.

Apesar do rol de procedimentos dos planos ser atualizado somente a cada dois anos, a ANS pode incluir novos procedimentos de forma extraordinária em casos de urgência, como é a situação do coronavírus.

Para José Fernando Rossi, presidente Abramgemg (Associação Brasileira de Medicina de Grupo Regional Minas), a ação surpreendeu a pasta. “Nós fomos surpreendidos por essa notícia, no dia 14 de março. Mas, nessa situação que estamos vivendo, assim como aconteceu na época do cólera, os planos também foram determinados a cobrir os exames”, explicou. 

Para Rossi, a preocupação se dá porque esses exames podem causar algum desequilibro no caixa das operadoras. “Isso precisa ser discutido pelo governo, para que esse rombo seja reposto”, afirmou. 

O presidente da Abramgemg também explicou que o paciente que sentir os sintomas relacionados ao coronavírus deve procurar um atendimento médico, e que o processo será realizado de forma normal. “Não há motivo para alarde, pois já está incluído no processo de atendimento particular  o processo do 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!