A onda de vídeos curtos, iniciada pelo TikTok, está cada vez mais presente no feed dos perfis no Instagram. Intitulada de reels, a ferramenta surgiu em 2020, oferecendo recursos para criação e edição de vídeos em formato vertical. Inicialmente, as publicações poderiam ser no máximo de 15 segundos, mas o limite foi aumentando ao longo do tempo. Muitos usuários aproveitaram o recurso para compartilhar momentos divertidos na rede social, e rapidamente, a ideia foi se espalhando.
O sucesso do recurso logo foi percebido pelas marcas, que começaram a utilizá-lo para explorar e expandir seus negócios. Segundo uma pesquisa da Emplifi, ex-Socialbakers, revelou que as interações nos reels são cerca de 40% maiores do que as postagens de vídeo tradicionais no Instagram. O engajamento dessa modalidade foi utilizado por quase 50% das marcas na plataforma pelo menos uma vez no segundo trimestre deste ano. Número maior do que os apenas 30% publicados no mesmo período no ano anterior.
Um dos adeptos ao novo recurso é Fabrício Simas, proprietário da Men's Barbearia, no Lourdes, de Belo Horizonte. O profissional, que possui mais de 14 mil seguidores em sua conta no Instagram, usa a plataforma de forma divertida para divulgar o seu trabalho. O reels é um dos recursos em que ele mais aposta para isso. “Faço de duas a três publicações por semana, sempre nos dias úteis, para divulgar o meu nome e a marca da minha empresa'', enfatiza. Um dos muitos reels em destaque no perfil de Fabrício viralizou e possui mais de 3 milhões de visualizações.
Fabrício destaca que começou a utilizar o recurso na pandemia, quando teve que pensar em uma forma de fazer publicidade sem ter custo. “Graças a Deus tive uma surpresa muito grande com o engajamento do reels. Foi algo muito positivo porque consegui alcançar muitas pessoas. Hoje, muitos dos novos clientes que atendo, quando pergunto como chegaram até mim, a resposta é sempre que viram meus vídeos no Instagram,” destaca. Segundo Simas, atualmente ele atende não só pessoas da capital mineira, mas também outras que vêm da Região Metropolitana de BH e de outras cidades.
Outras empresas
O estudo ainda mostrou que as cinco marcas com mais engajamento nos reels são: Pleasing, Netflix, Tesla, Netflix Brasil e Lamborghini.Segundo o levantamento, mais de 60% delas já fizeram postagens do tipo para aumentar o engajamento com os seguidores e clientes. Mesmo sendo bastante explorado, essa ferramenta representa somente 7,5% das publicações das empresas, excluindo stories.
Tendência da plataforma
A tendência é que o Instagram invista cada vez mais para potencializar o recurso do reels. Muito se fala que a rede está apostando nos vídeos para fazer frente a sua concorrente, TikTok. O CEO da plataforma, Adam Mosseri, chegou a confirmar que o Instagram está deixando de ser exclusivamente uma rede social de fotos, para se tornar cada vez mais uma plataforma de vídeos.