Representantes dos setores de turismo, cultura e eventos pediram mudanças nas regras do programa Minas Consciente, durante reunião realizada com o governador Romeu Zema na manhã desta segunda-feira (3). A proposta é que não haja limitação máxima de público em eventos realizados em cidades que estejam na Onda Verde, respeitando o distanciamento de 4m² e o uso de máscara entre os participantes.

Neste momento, o Minas Consciente prevê um limite máximo de 250 pessoas por evento durante a Onda Verde. Neste momento, nenhuma macro ou microrregião de saúde em Minas Gerais está nessa fase menos restritiva do programa.

A proposta será submetida na próxima quinta-feira (6) à análise do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar o avanço da pandemia no Estado.

“O setor de Eventos foi um dos mais afetados pela pandemia. Nós, Estado, estamos muito preocupados porque é um setor que gera muitos empregos, renda e atrai turismo para nossas cidades. Ainda estamos em uma pandemia e todos os cuidados são necessários, mas precisamos encontrar um meio de viabilizar a sobrevivência deste setor que já sofreu tanto”, afirmou o governador Romeu Zema.

Mas a situação da pandemia ainda é grave em todo o Estado. Atualmente, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), há mais de 2.600 pessoas internadas em UTIs por causa da Covid. A ocupação das unidades de terapia intensiva dedicadas a pessoas com a doença está em 82,54%.