Oportunidade

Vendas on-line no Dia do Consumidor devem atingir R$ 780 milhões, estima Abcomm

Para além de ser uma data que comemora o marco dos direitos do consumidor, 15 de março é também uma oportunidade para o comércio


Publicado em 08 de março de 2023 | 17:57
 
 
 
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O setor de vendas on-line espera movimentar pelo menos R$ 780 milhões no Dia do Consumidor, comemorado na próxima quarta-feira (15). A estimativa, que representa um aumento de 9%, comparado com o mesmo período, em 2022, é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). A instituição espera, ainda, um aumento de 40% no volume de acesso aos sites de e-commerce nesse dia.

Os dados refletem a importância que a data comemorativa ganhou para o comércio varejista e de serviços ao longo dos anos, com destaque para as vendas on-line, que ganharam força durante a pandemia da Covid-19.

Criado inicialmente para conscientização dos direitos de quem adquire um produto ou serviço, o Dia do Consumidor se tornou uma verdadeira oportunidade. A data escolhida marca o dia em que o presidente norte-americano John Kennedy assinou um decreto em que reconhece os direitos do consumidor, em 1962.

Promoções

Neste ano, diversas empresas já anunciaram promoções e descontos para 15 de março:

  • O aplicativo da Shopee, que reúne diversos anunciantes na plataforma, anunciou descontos de até 50% em diversos setores, além do benefício de frete grátis, cupons de desconto e roleta premiada (que promete prêmios com cashback e cupons de desconto)
  • O e-commerce das Casas Bahia também oferece descontos, que, segundo o anúncio, podem chegar a 70%, além de cupons de desconto e frete grátis, valendo para diversos setores, como eletroeletrônicos e casa, durante toda a semana
  • A Natura também anunciou frete grátis durante todo o mês de março para compras acima de R$ 69,00
  • O aplicativo Magalu, do Magazine Luiza, também oferece descontos de até 40% em diversos produtos, além de cupons de desconto durante a semana do consumidor
  • O e-commerce da Shein, que reúne roupas e acessórios, também oferece descontos entre 20% e 80% em diversos produtos do site durante o “esquenta Dia do Consumidor”

Cuidados

Em Belo Horizonte, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou nesta quarta-feira (8) que vai compartilhar nos próximos dias a cartilha "Conheça os 6 direitos básicos do consumidor", como parte da comemoração do dia 15 de março.

A gerente jurídica da CDL/BH, Yasmin Batista, lembra que, muito além de ficar atento aos direitos, o consumidor também precisa observar os sinais de possíveis golpes, principalmente na internet. “Aquele preço muito abaixo do mercado sempre gera dúvida. É bom lembrar que os sites hoje têm selos, aqueles cadeados de segurança, que vão te confirmar a legitimidade daquele link”, comenta. 

Além disso, Yasmin lembra que a política de trocas é diferente quando se trata de compras on-line e físicas. No e-commerce, dentro de sete dias, o consumidor tem o direito de fazer a troca do produto, por qualquer motivo que seja. Nas lojas físicas, a troca é obrigatória apenas nos casos de defeito. “O lojista pode oferecer a troca, mesmo quando não há defeito, mas ele tem que deixar bem claro para o consumidor quais são as condições para realizá-la”, explica.

Já para os lojistas, a dica é colocar o máximo de informações e características do produto que está vendendo. “Tem que usar uma foto com qualidade para que o consumidor consiga visualizar bem o produto e deixar claras as questões de juros, parcelamento e afins”, orienta Yasmin. Além disso, tudo o que for prometido nos anúncios que forem veiculados deve ser cumprido pelo lojista. 

Consumidores que se sentirem lesados, podem buscar orientações com o Departamento de Assistência ao Consumidor da CDL/BH pelo e-mail deacon@cdlbh.com.br ou telefone (31) 3249-1666.

 

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