O setor de vendas on-line espera movimentar pelo menos R$ 780 milhões no Dia do Consumidor, comemorado na próxima quarta-feira (15). A estimativa, que representa um aumento de 9%, comparado com o mesmo período, em 2022, é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). A instituição espera, ainda, um aumento de 40% no volume de acesso aos sites de e-commerce nesse dia.
Os dados refletem a importância que a data comemorativa ganhou para o comércio varejista e de serviços ao longo dos anos, com destaque para as vendas on-line, que ganharam força durante a pandemia da Covid-19.
Criado inicialmente para conscientização dos direitos de quem adquire um produto ou serviço, o Dia do Consumidor se tornou uma verdadeira oportunidade. A data escolhida marca o dia em que o presidente norte-americano John Kennedy assinou um decreto em que reconhece os direitos do consumidor, em 1962.
Neste ano, diversas empresas já anunciaram promoções e descontos para 15 de março:
Em Belo Horizonte, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou nesta quarta-feira (8) que vai compartilhar nos próximos dias a cartilha "Conheça os 6 direitos básicos do consumidor", como parte da comemoração do dia 15 de março.
A gerente jurídica da CDL/BH, Yasmin Batista, lembra que, muito além de ficar atento aos direitos, o consumidor também precisa observar os sinais de possíveis golpes, principalmente na internet. “Aquele preço muito abaixo do mercado sempre gera dúvida. É bom lembrar que os sites hoje têm selos, aqueles cadeados de segurança, que vão te confirmar a legitimidade daquele link”, comenta.
Além disso, Yasmin lembra que a política de trocas é diferente quando se trata de compras on-line e físicas. No e-commerce, dentro de sete dias, o consumidor tem o direito de fazer a troca do produto, por qualquer motivo que seja. Nas lojas físicas, a troca é obrigatória apenas nos casos de defeito. “O lojista pode oferecer a troca, mesmo quando não há defeito, mas ele tem que deixar bem claro para o consumidor quais são as condições para realizá-la”, explica.
Já para os lojistas, a dica é colocar o máximo de informações e características do produto que está vendendo. “Tem que usar uma foto com qualidade para que o consumidor consiga visualizar bem o produto e deixar claras as questões de juros, parcelamento e afins”, orienta Yasmin. Além disso, tudo o que for prometido nos anúncios que forem veiculados deve ser cumprido pelo lojista.
Consumidores que se sentirem lesados, podem buscar orientações com o Departamento de Assistência ao Consumidor da CDL/BH pelo e-mail deacon@cdlbh.com.br ou telefone (31) 3249-1666.