Novo normal

WhatsApp: 76% dos brasileiros interagem com empresas pelo app, diz pesquisa

Tirar dúvidas ou solicitar informações; solicitar suporte técnico; receber promoções e comprar produtos são as principais interações

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 01 de dezembro de 2020 | 09:09
 
 
 
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Com cerca de 1 bilhão de usuários, o aplicativo de mensagens WhatsApp é a 3ª rede social mais utilizada no mundo, de acordo com os dados divulgados pelo Facebook. Segundo os mesmos dados, apenas no Brasil, o número de usuários que utilizam o WhatsApp é de 1.500 milhões. 

Entretanto, após o decreto de quarentena para conter a propagação em maior escala do novo coronavírus (COVID-19), o mensageiro conquistou ainda mais espaço nos smartphones brasileiros. De acordo com a pesquisa Panorama mobile Time/Opinion Box, a cada 100 smartphones no Brasil, 99 têm o app instalado. Além disso, 93% dos brasileiros utilizam o app diariamente. 

Dessa forma, diante do “novo normal” marcado por uma era onde o digital é mandatório para se comunicar e dar continuidade aos negócios, faz-se necessário que empresas adotem soluções inteligentes e omnichannel integradas à rede social para garantir a excelência no atendimento ao cliente.

Quase 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para contatar empresas

Presente na maioria dos celulares brasileiros, além de permitir a conversa entre amigos e familiares, o WhatsApp também é utilizado para fins comerciais. Essa última finalidade, no entanto, é usada antes mesmo do lançamento do WhatsApp Business (versão do mensageiro para empresas) em 2018. O aplicativo é utilizado para tirar dúvidas de clientes, marcar reuniões, estreitar relacionamentos, vender produtos e serviços, entre outros.

De acordo com a pesquisa “Mensageria no Brasil”, realizada em fevereiro de 2020, 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as marcas. Desses, 77% o fazem para tirar dúvidas ou solicitar informações; 65% usam o app para solicitar suporte técnico; 61% para receber promoções e 54% para comprar produtos ou serviços. A pesquisa entrevistou cerca de 2.072 brasileiros maiores de 16 anos que acessam a internet e possuem smartphones.

Fica claro, assim, a importância das marcas estarem presente não só no WhatsApp, como também em demais redes sociais e canais de comunicação para oferecerem um serviç ;o rápido, personalizado e multicanal para seus clientes.

Usuários do WhatsApp desejam realizar pagamentos via app, diz pesquisa

É possível otimizar a realização de cobranças e pagamentos, por meio de aplicativos como o WhatsApp e agentes virtuais. A carteira digital proporcionará uma série de benefícios à longo prazo. Dentre eles, maior adesão de clientes, comodidade, segurança da informação, aumento da produtividade e menor custo de operações. 

No caso do WhatsApp, 60% dos brasileiros que usam o aplicativo apoiam a ideia de compras pelo app. Os dados são da pesquisa “Mensageria no Brasil” de agosto de 2020. Além disso, com o anúncio do WhatsApp Pay, serviço que permite realizar pagamentos e transferências bancárias entre usuários do aplicativo, a tendência é que cada vez mais empresários se adaptem à economia digital.

“A era digital é agora. O consumidor atual é multiconectado. A DNK está alinhada com esse movimento e trabalha diariamente para fornecer soluções omnichannel inovadoras e customizáveis, de acordo com a necessidade de cada cliente. Através da nossa Plataforma Omnichannel, a DNK busca garantir a excelência no atendimento ao cliente”, afirma Ântimo Gentile, Diretor Presidente da DNK.

Mais uma vez fica claro a importância de empresas que se relacionam com o cliente investirem em soluções de atendimento inteligentes, omnichannel e integradas, de modo a garantir um atendimento de excelência e uma inesquecível experiência do consumidor. 

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