O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Carlos Viana (Podemos) encerrou a campanha neste sábado (5 de outubro) com uma carreata no bairro Serra, na região Centro-Sul da cidade. O ato foi em parceria com Kika da Serra, cotada para ser vice na chapa inicialmente, mas o posto foi ocupado por Renata Rosa após decisão do partido.
Carlos Viana se disse confiante em uma surpresa nas urnas neste domingo (6 de outubro). Ele também considerou que chegar até o último dia de campanha foi “uma vitória”.
“E eu agradeço a Deus por todas as coisas, por ter sustentado, dado força. Agora é esperar e aceitar a decisão da população. Eu tive tempo de mostrar as minhas ideias, ainda que pouco, mas coloquei. Levei propostas, soluções. A campanha chamou muita atenção na reta final. E vamos em frente. Eu estou muito confiante que nós vamos se surpreender. E nós vamos para segundo turno, porque Belo Horizonte sabe quem é o candidato mais preparado pra comandar a cidade a partir do ano que vem”, declarou.
O senador licenciado considerou que o pouco tempo de televisão foi prejudicial. “Como a rede social hoje tem muita desconfiança das pessoas, especialmente o WhatsApp, tem muita milícia digital, muita gente com perfil falso, muita enquete que é vendida como pesquisa. A população então começou a prestar atenção na televisão, eu sei pela forma como eu rodei na cidade, especialmente nas periferias, e as pessoas disseram, olha, estou lhe vendo na televisão e estou gostando das suas ideias. É isso que eu estou confiando, de que a gente vai surpreender pelas propostas”, disse.
Perguntado sobre o motivo de escolher a Serra como o palco do ato final, o candidato disse ter sido o ponto inicial da campanha e que foi na Serra onde conheceu Kika, que “abriu mão da candidatura (a vice) para concorrer a Câmara”.
Caso não vá para o segundo turno, Viana volta ao mandato de senador na segunda quinzena de novembro. Em conversa com a reportagem, Viana declarou que não pretende sair do Podemos após algumas divergências no início da campanha, mas que foram contornadas ainda durante o período eleitoral. Ele avaliou como positiva a relação com Castellar Neto enquanto esteve licenciado do Senado Federal.
Quais são os números dos candidatos nas Eleições 2024?
Quer conhecer todos os políticos que concorreram ao pleito? Confira a lista de candidatos a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Eleições 2024. Em nossa página especial, vamos mostrar os números dos candidatos e suas propostas de campanha, além de dados especiais.
Como acompanhar a apuração dos resultados das Eleições 2024?
O Tempo terá uma plataforma especial de apuração dos resultados das Eleições 2024. Assim que a contagem dos votos tiver início, às 17h do domingo, 6 de outubro, iremos lhe avisar sobre como está a apuração em sua cidade. Saiba como habilitar as noticações clicando aqui.