O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) usou trechos de “Alegria, Alegria” e “Anjos Tronchos”, duas canções de Caetano Veloso, como textos-base para uma das questões da prova de Português, aplicada nesse domingo (5/11).

Nesta segunda (6), a esposa de Caetano, Paula Lavigne, publicou nas redes sociais um vídeo mostrando as questões para o artista e questionando qual deveria ser a alternativa certa. E a resposta de Caetano foi inusitada: “quando li, achei que eram todas”, disse.

Veja:

No vídeo, o músico vai lendo as alternativas e analisando. “Que tem referência às cores como elementos de crítica a hábitos contemporâneos. Na verdade tem isso nas duas letras”, comenta. “Percepção da profusão de informações gerada pela tecnologia. É, tá certo”, diz. “Contraposição entre os vícios e as virtudes da vida moderna. Isso tem nas duas canções”, avalia.

“Busca constante pela liberdade de expressão individual. Crítica à finalidade comercial das notícias. Tem um pouco disso também, mas a B e a D são aparentemente as mais apuradas”, define.