Linguagens, ciências humanas e redação. A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada no último domingo (3 de novembro), pode ter sido bastante desafiadora. A boa notícia é que, mesmo que você pense não ter ido bem, nada está perdido, e ainda dá tempo de recuperar os pontos – ou de perceber que você nem foi mal como imagina. É o que explica a coordenadora do Pré-Enem do Chromos, Denise Arão.
“Não ter ido tão bem na primeira prova não quer dizer muita coisa. O Enem não se baseia em número de acertos absolutos, e sim na Teoria de Resposta ao Item (TRI)”, explica Denise Arão.
Com o TRI, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a quantidade bruta de erros e acertos não é o fator determinante. O método considera três aspectos: parâmetro de discriminação (poder que cada questão tem de diferenciar participantes que dominam a habilidade avaliada daqueles que não dominam), parâmetro de dificuldade e parâmetro de acerto casual (probabilidade de um participante acertar a questão no “chute”, sem necessariamente ter domínio do tema).
Dessa forma, conforme Denise, às vezes o estudante acha que foi mal na prova, mas a nota dele foi boa considerando-se o TRI. Além disso, lembra ela, sem saber ainda a nota da redação, não é possível afirmar que o candidato não teve uma boa pontuação na primeira prova do Enem. “Suponhamos que um candidato acertou dez questões e outro estudante acertou a mesma quantidade. Não quer dizer que eles terão a mesma nota, pois depende de quais questões cada um acertou”, ressalta ela.
Mas e se o estudante realmente tiver ido mal na primeira prova? Mesmo assim, ainda há esperança, de acordo com Denise. Ela lembra que ninguém é bom em todos os conteúdos e que deve-se levar esse fator em consideração.
“Provavelmente o estudante que não foi muito bem no primeiro dia do Enem tem mais habilidade em exatas e ciências da natureza”, diz ela.
Mantendo a esperança
A coordenadora do Pré-Enem do Chromos também lembra que uma questão importante quando se trata do exame é o candidato manter uma postura confiante, mirando o esforço que foi feito até chegar aqui.
“O Enem é muito mais que uma prova. É a porta para a realização de diversos sonhos. É importante que os estudantes tenham a certeza de que se prepararam bem ao longo do tempo, que estejam confiantes. Essa segurança ajuda muito”, ressalta a coordenadora.
Denise Arão também afirma que, ao longo de sua trajetória na educação, já presenciou casos de alunos que acharam que tinham ido muito mal na prova, mas a situação acabou não se mostrando verdadeira.
“Já tive casos de alunos que falaram: ‘Fui mal no primeiro dia. Não tive boa nota’. Porém, quando eles foram verificar, tiveram uma nota surpreendente, da qual eles mesmo duvidavam”, afirma Denise.
Por isso, para o próximo dia, conforme a coordenadora do Pré-Enem do Chromos, é importante manter a calma, ficar tranquilo e pensar que o segundo dia também é decisivo. “Confiem em vocês e no que aprenderam. Confiar em si ajuda demais. O medo atrapalha, deixa a pessoa insegura. Com esse sentimento de insegurança, há mais chance de errar as questões por ansiedade. A segurança faz com que se tenha mais habilidade para fazer a leitura e contextualizar a questão”, finaliza.
Ative as notificações e receba o gabarito
Pelo quinto ano consecutivo, O TEMPO e a Rede Chromos de Ensino vão unir forças para divulgar o gabarito extraoficial do Enem nos dois domingos de realização da prova – 03 e 10 de novembro.
Todos os candidatos poderão se inscrever para receber, em primeira mão, notificações sobre a liberação dos gabaritos. Basta fazer o cadastro pelo link do Gabarito Chromos Enem.
Live de correção das questões
Neste ano, também será realizada a tradicional live explicativa de correção das questões. Por meio de uma transmissão ao vivo, que começará às 20h, no YouTube, todos poderão acompanhar a análise das questões realizada pelos professores da Rede Chromos de Ensino.
Ative as notificações para não perder a correção ao vivo no YouTube.
Programação
📅 Domingos de Prova (03 e 10 de novembro)
● Divulgação do gabarito extraoficial: A partir das 18:30
● Live de resolução: a partir das 20h, com análise detalhada das questões e comentários sobre o exame