O BDMG Cultural recebe, a partir desta quinta-feira (13), uma mostra inédita que, mais do que apresentar um trabalho artístico, quer promover uma reflexão. A exposição "Teimosia Vegetal", coletiva de Ambuá e Izabella Coelho, traz pesquisas artísticas atravessadas pela agroecologia urbana e quer conscientizar sobre a reivindicação de outros futuros através de uma série de esculturas e instalações com espécies do bioma urbano de Belo Horizonte. A abertura de "Teimosia Vegetal" acontece nesta quinta (13), a partir das 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural, na Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes.

 

 

Até o dia 28 de julho, os visitantes vão conferir 20 obras de Ambuá e Izabella incluindo esculturas, instalações, objetos e plantas coletadas no bioma da capital mineira. Segundo o material de divulgação, a mostra é fruto de pesquisas atravessadas pela agroecologia realizadas pela dupla desde o final de 2022 e que deságuam nas obras expostas e na performance-instalação “Digestão”.

A exposição apresenta um relicário de espécies alimentícias disponíveis no bioma urbano, como tamarindo, primavera, jatobá, jenipapo, pau doce, lavanda de caboclo, pimenta rosa, monguba, entre outras. Além disso, o trabalho é formado por diversos objetos que igualmente compõem e se relacionam com BH como tijolos de demolição, cacos de azulejo, tecidos garimpados - tingidos com vegetais coletados -, sacos de feira, entre outros.

 

 

No próximo sábado (15), a partir das 14h, a dupla vai apresentar a 'perfomance-instalação' “Digestão". "Em um processo performático e colaborativo aberto ao público, Ambuá e Izabella Coelho desenvolvem uma “escultura social”, processo a partir do qual a dupla repensa estruturas sociais a partir de estruturas artísticas, possibilitando deslocamentos e recriação de sentidos. Na ação, o público é convidado a debulhar, costurar, cozinhar e comer um cordão de milhos, o qual será disposto na Galeria de Arte, reinventando, a partir do fio que passa de mão em mão e da reflexão fisiológica, modos de ser e estar em sociedade atualmente", informa o material de divulgação.

“Teimosia Vegetal” faz parte do Ciclo de Mostras 2024 que, até o fim do ano, vai receber mais duas ocupações artísticas na Galeria de Arte: uma individual de Rafael Fernandes Alves e uma de Leíner Hoki. 

Serviço
Exposição “Teimosia Vegetal”
Em cartaz de 13 de junho a 28 de julho
Onde: Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes)
Horário: diariamente das 10h às 18h. Quintas-feiras: das 10h às 21h.
Na abertura, excepcionalmente, das 19h às 22h. Entrada gratuita

Perfomance-instalação “Digestão”
Quando: 15 de junho, das 14h às 18h
Participação: livre para todas as idades, sem inscrição e gratuita