Em cenas previstas para irem ao ar em breve em “Renascer”, Tião Galinha (Irandhir Santos) decidirá terminar seu casamento com Joana (Alice Carvalho) para assumir a liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esse passo marca uma reviravolta significativa na vida do personagem, que se dedicará inteiramente à causa do movimento. Segundo André Romano do Observatório da TV, a nova trama mexerá com os rumos do personagem.
Durante sua posse, Sebastião fará um discurso emocionante que tocará a todos presentes. “Ieu quiria começá dividîno umas palavra que muito me marcaram… não sei falá direito o nome do sujeito, mas foi Dom… Pedro Ca-sal-dá-liga quem disse: Malditas sejam todas as cercas! Malditas todas as propriedades privadas que nos privam de viver e de amar! Malditas sejam todas as leis, amanhadas por umas poucas mãos, para ampararem cercas e bois e fazerem da terra escrava e escravos os homens!” As palavras de Sebastião incitarão um sentimento de revolta e determinação entre os ouvintes, demonstrando sua capacidade de liderança e eloquência.
Veja também: Inácia faz previsão trágica sobre filho de João Pedro em Renascer
Prosseguindo com seu discurso, Tião reforçará a legitimidade da luta dos sem-terra: “(…) E eu digo mais: maldito aqueles que maldizem a nossa luta! Que desprezam a nossa dor! Que num dão o valor do nosso suor! Maldito aqueles que diz que nóis quem invadîmo terra… quâno nóis num invadîmo terra ninhuma! Ocupação pra reivindicá um direito num é invasão. (…) Se alguém invadiu terra um dia foi os antepassado desses pôco que hoje são dono d’um mundaréu de terra, que eles mêmo num dão nem contá de cuidá.” Sua fala intensificará o sentimento de justiça e direito à terra, ressaltando a história de exploração e opressão que os trabalhadores rurais enfrentam.
Concluindo com uma mensagem de união e resiliência, Sebastião declarará: “Porque a nossa luta num é crime! Crime é o que eles fizeram com nóis! Nóis só querêmo uma terra pá podê trabaiá… pra podê cuidá… pra cumprî com o propósito sagrado de alimentá e sustentá nossas famía… e as famía de todos bicho que vêve ni cima dela! Nóis num lutâmo por posse, lutâmo por dignidade! Lutâmo pelo direito de existî!” Tião Galinha, que também se casará com Dalva, uma das líderes do movimento, demonstrará que sua jornada é muito mais do que uma busca por posse de terra; é uma luta por dignidade, justiça e a sobrevivência de suas famílias.
O post Tião Galinha ganha novo amor na reta final de Renascer foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.