O empresário e apresentador Silvio Santos, que faleceu neste sábado (17), aos 93 anos, não queria ter um grande velório ou receber vistosas homenagens póstumas. Desejos que foram representados por seus familiares, ciente de que ele, de fato, já recebeu, em vida, diversas homenagens.

Ícone da televisão brasileira, o comunicador foi tema, por exemplo, do samba enredo da Tradição, em 2001. À época, o dono do SBT desfilou na Marquês de Sapucaí, onde foi ovacionado pelo público, ao lado de outras estrelas da emissora, como o locutor Lombardi, os apresentadores Gugu Liberato, Hebe Camargo, Ratinho e o humorista Carlos Alberto de Nóbrega.

Apesar de animar o público com o refrão “hoje é domingo, é alegria, vamos sorrir e cantar!”, a Tradição ficou na oitava colação. Naquele ano, a escola vencedora foi a Imperatriz Leopoldinense.

A história do filho de imigrantes que se tornou um dos maiores comunicadores do país é tema recorrente no meio editorial. Um dos títulos que se debruçam sobre sua trajetória está “Topa tudo por dinheiro: as muitas faces do empresário Silvio Santos”, do jornalista e crítico de TV Mauricio Stycer, de 2018.

No teatro, a comédia musical “Silvio Santos vem aí” estreou em 2019, apresentando um recorte da infância do patrão, vivida na Lapa, no Rio de Janeiro, chegando aos anos de 1990, quando o SBT, emissora fundada por ele, torna-se a vice-líder de audiência, atrás apenas da Globo.

Musical 'Silvio Santos vem aí' | Crédito: Adriano Dória/Divulgação
Musical 'Silvio Santos vem aí' | Crédito: Adriano Dória/Divulgação

Na montagem, dirigido por Fernanda Chamma, Velson D’Souza interpreta o protagonista. Além de Silvio Santos, outras figuras fundamentais da televisão brasileira entram em cena, como Gugu Liberato, Hebe Camargo, Elke Maravilha, Wagner Montes e Bozo.

O “dono do Baú”, que começou como camelô, também teve sua biografia dramatizada na série “O Rei da TV”, lançada em 2022 na plataforma de streaming Star+. Na produção, que contou com duas temporadas, Silvio Santos foi interpretado por Guilherme Reis, Mariano Mattos Martins e José Rubens Chachá em diferentes.

Cena de 'O Rei da TV' | Crédito: Star+/Distribuição
Cena de 'O Rei da TV' | Crédito: Star+/Distribuição

A abordagem da série, contudo, gerou polêmica e desagradou a família Abravanel. As filhas Renata, Daniela e Silvia chegaram a reclamar da produção, dizendo que a história foi mal contada. Elas também se queixaram de seu pai ser retratado como uma pessoa “arrogante”.

Respondendo à controvérsia, uma nova produção audiovisual, mais alinhada aos desejos da família, chega aos cinemas no dia 12 de setembro. O filme “Silvio” tem direção de Marcelo Antunez. No papel principal, Rodrigo Faro, que volta a atuar no cinema após um hiato de 15 anos.