A influenciadora digital Deolane Bezerra foi liberada da Colônia Penal Feminina do Recife na última segunda-feira (9/09), após cinco dias detida.
A Justiça decidiu pela liberdade da advogada na manhã desta segunda-feira, após uma indefinição sobre quem deveria julgar o habeas corpus. Em seu post, a advogada descumpriu uma das medidas de sua prisão domiciliar, a de não se manifestar por meio de redes sociais, imprensa, ou quaisquer outros meios de comunicação.
Deolane deve permanecer em casa, com tornozeleira eletrônica. Sua mãe, Solange Bezerra, segue presa em Pernambuco.
O desembargador do caso atendeu ao pedido de habeas corpus de Deolane sob a prerrogativa de que ela é mãe de menor de idade de 12 anos. No entanto determinou que ela:
Permaneça em prisão domiciliar, inclusive nos fins de semana e feriados;
Use tornozeleira eletrônica;
Não entre em contato com os demais investigados;
Não se manifestar por meio de redes sociais, imprensa ou outros meios de comunicação.
Foi este último item que Deolane descumpriu assim que deixou Instituto Bom Pastor, onde estava presa. Na saída, ela declarou:
"Foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade por parte do delegado. [...] Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada", disse Deolane ao sair da cadeia.
"Em tese, pode ser presa de novo, a menos que não tenha sido instruída de suas limitações. Como ela é advogada, sabe tem ciência desses ritos", explicou o promotor Fábio Vieira.