A escritora Maysa Gomes lançará seu segundo livro neste sábado, 8 de fevereiro, às 17h, no Bazar Arte Bar, em Nova Lima. “Tempo, Aura, Vestígios: 150 anos da viagem de Marianne North ao Brasil” é a segunda obra da socióloga e escritora, que estreou na literatura com “Zelo”, publicado na Coleção Poesia Orbital.
Nesta nova obra, Maysa revisita os passos da artista botânica inglesa Marianne North, que permaneceu em Minas Gerais por oito meses no século XIX, hospedando-se na histórica Casa Grande de Morro Velho, em Nova Lima. Ao longo desse período, North registrou em suas pinturas a rica fauna e flora da região.
Inspirada por essa jornada, Maysa refaz o trajeto da artista, fotografando as mesmas espécies que North retratou em suas telas há mais de um século. Seu olhar sensível capta o que resistiu ao tempo e o que se perdeu, refletindo sobre a resiliência da natureza diante das ações humanas.
Um dos destaques da obra é o Rego dos Carrapatos, trilha percorrida tanto por Marianne North quanto por Maysa Gomes, hoje um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica no centro de Nova Lima. Já no Rio de Janeiro, em meio ao dinamismo da metrópole, a autora redescobre fragmentos preservados da paisagem natural que encantou a aristocrata inglesa no século XIX.
Mais do que um estudo sobre a obra de Marianne North, “Tempo, Aura, Vestígios” percorre a história das cidades e dos biomas visitados pela artista, ressaltando a importância da preservação ambiental e do patrimônio natural que nos cerca.
Serviço
Lançamento: “Tempo, Aura, Vestígios: 150 anos da viagem de Marianne North ao Brasil. Do Rio de Janeiro a Congonhas de Sabará, Nova Lima, Minas Gerais (1872-1873)”
Data: 8 de fevereiro, às 17h
Endereço: Bazar Arte Bar, (Rua Bias Fortes, 15, Centro. Nova Lima)