Estreia em Belo Horizonte, no próximo sábado (6/9), o documentário "A Casa de Dona Helena Greco", dirigido pela cineasta mineira Luciene Araujo. O longa revisita a história da casa da militante que se tornou ponto de encontro de opositores à ditadura militar e palco de mobilização do Movimento Feminino pela Anistia em Minas Gerais. 

A exibição de estreia será no Teatro de Bolso da Casa da Floresta. O espaço sediará também uma roda de conversa com a diretora após a sessão.

O filme é resultado de registros reunidos pela diretora ao longo de dez anos. O material busca reconstruir a despedida do imóvel e sua importância como espaço de resistência política. A narrativa inclui depoimentos de familiares de Helena Greco e de militantes como Suzana Lisboa, Amelinha Teles e Criméia de Almeida, que compartilharam a trajetória de luta da ativista.

Segundo Luciene, a escolha por iniciar a circulação do documentário em espaços alternativos está ligada ao desejo de aproximar a obra de territórios marcados pela ideia de refúgio e troca coletiva.

SERVIÇO

O quê. Exibição do documentário "A Casa de Dona Helena Greco"

Quando. Sábado (6/9), às 17h

Onde. Teatro de Bolso da Casa da Floresta (rua Rua Silvia Ortiz, 78, Floresta)

Quanto. Gratuito, mediante retirada de ingresso no Sympla