O canal History presta homenagem ao papa Francisco, falecido aos 88 anos no dia 21.abr.2025, com a exibição da minissérie "Francisco, o Jesuíta". A produção narra a vida de Jorge Bergoglio, desde sua juventude em Buenos Aires até sua eleição como o primeiro papa latino-americano e jesuíta. A maratona da minissérie ocorrerá no mesmo dia de seu falecimento, a partir das 19h no History e a partir de 22h no History 2.
Baseada na única biografia oficial do Papa, escrita por Sergio Rubín e Francesca Ambrogetti, a série oferece uma visão íntima do homem por trás do Sumo Pontífice. Através de quatro episódios, os telespectadores poderão acompanhar a trajetória de Bergoglio, destacando seu compromisso com a fé, a justiça social e os valores que marcaram seu papado. A produção também está disponível em Vídeo On Demand (VOD e XVOD), permitindo que um público ainda maior tenha acesso a obra.
O Vaticano, através do cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Sé, confirmou a morte do Papa Francisco. Ele deixou um legado de desafio às tradições, promovendo uma Igreja mais próxima dos pobres e marginalizados. Eleito em 13 de março de 2013, seu pontificado foi marcado por uma liderança que ultrapassou fronteiras, alcançando uma comunidade católica global de mais de 1,3 bilhão de fieis.
"Francisco, o Jesuíta" é uma produção ambiciosa, contando com a participação de sessenta atores e mais de 250 figurantes. As gravações foram realizadas com tecnologia Ultra HD, a 4k, em diversas locações na América Latina e na Europa, incluindo Roma, Vaticano, e outros locais significativos para a vida e ministério de Bergoglio.
Os episódios abordam momentos cruciais do papado de Francisco, desde suas primeiras decisões contra a corrupção no Banco do Vaticano até seus esforços para promover a paz no Oriente Médio e melhorar as relações entre Cuba e Estados Unidos. A minissérie não apenas retrata os desafios enfrentados por Francisco, mas também sua determinação em aplicar os valores de piedade e tolerância dentro da Igreja.