A partir desta terça-feira (17 de junho), o Cine Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, recebe a segunda edição da Mostra Todas as Cores, que exibe 15 filmes – entre ficções e documentários – sobre experiências da comunidade LGBTQIAPN+.

A programação inclui ainda sessões comentadas por cineastas e especialistas e, oportunamente, ocorre no mês em que é celebrado, no dia 28, o Orgulho LGBTQIAPN+.  

Com curadoria voltada para histórias protagonizadas por pessoas divergentes da hétero e cis normatividade, a mostra exibe 13 produções brasileiras e duas estrangeiras, como "Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui", de Éri Sarmet, "Trópico de Capricórnio", de Juliana Antunes, e "Sessão Bruta", dos grupos ELA LTDA e Coletivo Talavistas, este último realizado por artistas trans e travestis. 

Na abertura, nesta terça, são exibidos os filmes "Vollúpya", de Éri Sarmet e Jocimar Dias Jr., e "Casa de Bonecas", de George Pedrosa, seguidos de debate com os diretores.  

As sessões comentadas incluem nomes como a curadora e pesquisadora de cinema Tatiana Carvalho Costa, o artista Ed Marte e o antropólogo Paulo Maia, em conversas sobre temas como identidade, resistência e arte.

Único filme exibido duas vezes, no sábado (21) e quarta (25), "Parque de Diversões", de Ricardo Alves Jr., foi celebrado na Mostra Tiradentes, neste ano, sendo escolhido como o melhor da Mostra Autorias.

Outro destaque da programação é o filme "Baby", longa de Marcelo Caetano, que angariou prêmios em diversos festivais, como em Cannes, onde recebeu prêmio de melhor ator revelação para Ricardo Teodoro na semana da Crítica.

O encerramento, no dia 29 de junho, exibe os documentários internacionais "Gay Chorus Deep South" e "O Documentário Oficial de Genesis P-Orridge", ambos de David Charles Rodrigues, que, no mês passado, recebeu uma mostra retrospectiva no Cine Humberto Mauro. À época, em entrevista a O TEMPO, ele detalhou que, filho de mãe norte-americana e pai brasileiro, embora tenha nascido nos Estados Unidos, foi em BH que encontrou terreno fértil para seu desenvolvimento criativo.

A mostra integra o Circuito Municipal de Cultura, projeto da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Odeon, e tem entrada gratuita. 

SERVIÇO:
O quê. Mostra Todas as Cores  
Quando. Abertura nesta terça (17), às 19h. Até 29 de junho.  
Onde. Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)  
Quanto. Gratuito. Ingressos disponíveis no Sympla e na bilheteria do cinema, com retirada 30 minutos antes das sessões.

PROGRAMAÇÃO

17/06 | 19h | terça-feira: Sessão especial de abertura em parceria com o Cine Diversidade (CRP-MG)

  • Vollúpya | Éri Sarmet e Jocimar Dias Jr. |Brasil | 2024 | Ficção | 22 minutos 
    Classificação: 12 anos
    Um explorador intergaláctico que, num futuro apocalíptico, aterrissa em um museu abandonado em busca de vestígios de seus antepassados e acaba teletransportado para a pista de dança de uma boate GLS nos anos 1990.
  • Casa de Bonecas | George Pedrosa |Brasil | 2023 | Ficção | 15 minutos
    Classificação: Livre
    Três profetas imateriais de rosa que seduzem com corpos brilhantes e desejos sombrios, sempre estarão dentro do coração um do outro, dia após dia, ficando muito mais fortes. Após o filme, acontecerá a sessão comentada com o diretor Éri Sarmet e convidados.

Sessão comentada por Éri Sarmet e convidados. Mediação: Rafa Moon

18/06 | 19h | quarta-feira - Classificação da sessão: 18 anos.

  • A Felicidade Delas | Carol Rodrigues | Brasil | 2018 | Drama | 14 min
    Ivy e Tamirys, que fogem juntas da polícia depois da Marcha Mundial das Mulheres do 8 de março. Durante a fuga, vão parar em um prédio abandonado, onde amadurecem o desejo que sentem uma pela outra desde o primeiro momento em que se viram na manifestação.
  • Trópico de Capricórnio |Juliana Antunes | Brasil | 2020 | Doc | 13 min
    Narrado em primeira pessoa, no documentário “Trópico de Capricórnio”, Juliana Antunes revê, reenquadra e remixa os descompassos entre a norma e o desejo. A popularização do VHS trouxe novas camadas para as filmagens familiares. Com o acréscimo da captação sonora, a filmagem em vídeo permitiu o comentário, as falas, os sons que escapam conformando uma documentação dos sons de cada época.
  • Quebramar | Cris Lyra | Brasil | 2019 | Documentário/Drama | 27 min
    Jovens lésbicas de São Paulo viajam a uma praia deserta para passar o ano novo. Lá, constroem um refúgio físico e emocional para seus corpos e afetos através da amizade e da música. Nesse ambiente seguro e de cuidados mútuos, elas podem relaxar.
  • Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui | (Éri Sarmet | Brasil | 2021 | Ficção | 26 min)
    A motoqueira Vange que, cansada da solidão, decide atravessar a ponte Rio-Niterói até uma festa lésbica, onde conhece quatro jovens que compartilham o lar e os afetos. Um encontro de gerações; uma homenagem às que nos trouxeram até aqui.

Sessão comentada por Éri Sarmet, Juliana Antunes e Tatiana Carvalho Costa. Mediação: Carla Maia

21/06 | 19h | sábado: Classificação: 18 anos

  • Parque de Diversões | Ricardo Alves Jr. | Brasil | 2024 | Experimental | 73 min
    De caráter experimental, a obra traz duas figuras anônimas que percorrem as ruas em busca de encontros, até que uma delas rompe o portão gradeado do parque da cidade e começa a explorar suas vias. Esse território proibido é, então, semeado pelo imperativo do desejo.

22/06 | 19h | domingo: Classificação: 16 anos

  • O Melhor Amigo | Allan Deberton | Brasil | 2025 | Musical/Comédia | 95 min
    Lucas, um jovem introspectivo, que durante uma solitária viagem à Canoa Quebrada, encontra Felipe, um antigo melhor amigo da faculdade. Felipe, com sua personalidade livre e aventureira, desperta em Lucas velhos e turbulentos sentimentos. Esse encontro, aparentemente casual, leva Lucas a uma jornada de autodescoberta e busca pela intimidade que sempre desejou. Envolto na atmosfera ensolarada e musical do paraíso cearense, Lucas se permite viver as noites coloridas de Canoa Quebrada, mas descobre que Felipe, embora fisicamente acessível, permanece emocionalmente inalcançável.

25/06 | 19h | quarta-feira: Classificação: 18 anos

  • Parque de Diversões | Ricardo Alves Jr. | Brasil | 2024 | Experimental | 73 min
    De caráter experimental, a obra traz duas figuras anônimas que percorrem as ruas em busca de encontros, até que uma delas rompe o portão gradeado do parque da cidade e começa a explorar suas vias. Esse território proibido é, então, semeado pelo imperativo do desejo.

26/06 | 19h | quinta-feira: Classificação da sessão: 16 anos

  • Perifericu | Rosa Caldeira, Vita Pereira, Nay Mendl e Stheffany Fernanda | Brasil | 2020 | Ficção | 20 min
    A ficção aborda a história de Luz e Denise, que cresceram em meio às adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade de São Paulo. Entre o vogue e as poesias, do louvor ao acesso à cidade, os sonhos e incertezas da juventude inundam suas existências.
  • Sessão Bruta | Ela LTDA e Coletivo Talavistas | Brasil | 2022 | Doc./Experimental | 87 min
    Rodado com uma câmera Mini-DV, o filme se apresenta como uma sucessão de prólogos de um filme sempre por fazer. Um coletivo de artistas transexuais, travestis e não-binárias discute o processo criativo de uma obra subversiva e representativa de seu lugar de fala. Corpos políticos e artísticos dialogam sobre feminismo, preconceito e liberdade de expressão.

Sessão comentada por Vovó da ZN e Cafezim. Mediação: Anti Ribeiro

27/06 | 19h | sexta-feira: Classificação: 14 anos

  • Tea for two | Julia Katharine | Brasil | 2018 | Drama | 25 min
    Silvia, uma cineasta de meia idade levando uma vida de plena estagnação: passa os dias em meio a seus livros, discos e xícaras de chá, sem grandes projetos e sem muita companhia. Certo dia, sua ex-mulher Isabel, que a deixou há muitos anos, bate à sua porta afirmando querer retomar o relacionamento. No mesmo dia, Silvia conhece uma vizinha de prédio, Isabela, que lhe desperta um fascínio e a provoca a sair da inércia.
  • Lembro mais dos corvos | Gustavo Vinagre | Brasil | 2019 | Documentário | 81 min
    Protagonizado por Júlia Katharine, conta histórias para atravessar uma noite de insônia.

28/06 | 19h | sábado: Classificação: 16 anos

  • Baby | (Marcelo Caetano | Brasil | 2025 | Drama/Romance/Ficção | 107 min
    Wellington, de 18 anos, depois de ser liberado de um centro de detenção juvenil, se vê sozinho e perdido nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com seus pais e sem recursos para reconstruir sua vida. Ele encontra Ronaldo, um homem maduro, que o ensina novas formas de sobrevivência. Gradualmente, a relação entre os dois se transforma em uma paixão conflituosa. "Baby" acumulou diversos prêmios e é um dos filmes brasileiros de maior bilheteria em 2024.

29/06 | 17h | Domingo: Classificação: 14 anos

  • Gay Chorus Deep South | David Charles Rodrigues | EUA | 2019 | Documentário | 100 min
    Documentário em resposta a uma onda de discriminação contra leis LGBTQIAP+ em uma era marcada pela presidência de Donald Trump nos Estados Unidos. No filme, um coro reconhecido de São Francisco, o “San Francisco Gay Men's Chorus”, embarca em uma turnê por uma região do país com cidades conservadoras.

29/06 | 19h | Domingo: Classificação: 16 anos

  • S/He Is Still Her/e – O Documentário Oficial de Genesis P-Orridge | David Charles Rodrigues | EUA | 2024 | Documentário | 99 min
    Registra o último ano da existência de P-Orridge, que, enquanto enfrenta a mortalidade, revela os muitos sacrifícios e as recompensas finais de uma vida que transcende fronteiras. Após o filme, haverá sessão comentada com o artista e performer Ed Marte e o antropólogo e professor associado da Faculdade de Educação (UFMG) Paulo Maia.

Sessão comentada por Ed Marte e Paulo Maia