A partir desta sexta-feira (11/7), a Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, recebe a exposição “Um grão de domingo”, do cineasta e artista visual Cao Guimarães. Com curadoria de Luisa Duarte e Lucas Alberto, a mostra reúne cerca de 15 obras em fotografia, vídeo e instalação, abordando temas como tempo, repetição e observação, ficando em cartaz até o dia 21 de setembro.

Inspirada na ideia do filósofo Walter Benjamin de que momentos de ócio e criatividade podem estar escondidos no cotidiano, a exposição propõe uma reflexão sobre temporalidades dilatadas. “Vivemos em uma sociedade que vincula todos à sensação de utilidade, perdendo outras formas de experiência”, comenta Guimarães, artista belo-horizontino que tem obras em acervos como Tate Modern, no Reino Unido, MoMA, nos EUA, e Inhotim, em Brumadinho, na região metropolitana de BH. 

A seleção inclui trabalhos conhecidos, como Gambiarra, em uma nova versão, e Plano de Voo, além de três inéditas: Guardião do Tempo, Rolezinho e Clinamen.

No mesmo período, o equipamento recebe também, em seu espaço expositivo, a individual “Divera, ou o que resta da vida”, do artista Luiz Martins, com cerca de 20 desenhos produzidos entre 2019 e 2024. A mostra, que fica em cartaz até 8 de agosto e já passou por Sete Lagoas, na região central de Minas, e Vitória, no Espírito Santo, propõe uma imersão no desenho como linguagem autônoma e sensível, explorando memória, tempo e o invisível.

Destaques incluem a série Ingá, com formas circulares em nanquim que oscilam entre presença e apagamento, e Capivara, que tensiona os limites entre desenho e pintura com acrílicos e extratos naturais.

SERVIÇO:
O quê. Exposições 'Um grão de domingo', de Cao Guimarães, e 'Divera, ou o que resta da vida', de Luiz Martins
Quando. A partir desta sexta (11); até 21 de setembro, no caso de 'Um grão de domingo'. Até 8 de agosto, no caso de 'Divera, ou o que resta da vida'. Visitação de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Onde. Galeria de Arte e Espaço Expositivo do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244, Lourdes)  
Quanto. Gratuito