Mineira de Araxá, a atriz Anna Melo volta às telas com papel de destaque em “Paulo, o Apóstolo”, nova produção bíblica da Record TV que estreou este mês. Este é o segundo trabalho da artista no audiovisual, após ter sido uma das revelações da série sobrenatural “Desalma”, produção original Globoplay com duas temporadas que também foi exibida na TV aberta.

Em “Paulo, o Apóstolo”, Anna vive Gabriela, protagonista feminina da série escrita por Cristiane Cardoso. “Gabriela é nossa heroína romântica. Filha de Gamaliel, um fariseu muito respeitado, que é mestre de Saulo de Tarso, seu noivo. Ela é uma mulher doce, sábia, forte e virtuosa, que sente e ama intensamente, fala o que pensa e se posiciona diante dos desafios. Ela vê a transformação em si mesma ao conhecer Jesus e seguir a fé”, descreve Anna.

Anna Melo interpreta Gabriela em 'Paulo, o Apóstolo' | Foto: Record TV/Divulgação

Na trama bíblica, Saulo (Murilo Cezar) é um fariseu perseguidor dos seguidores de Jesus. Ao entregar sua vida a Deus, ele se torna Paulo, o personagem-título da obra, considerado um dos mais influentes apóstolos do cristianismo. “O que posso adiantar é que a conversão de Saulo para Paulo afeta Gabriela diretamente. E vocês poderão acompanhar o que acontece com o grande amor que sentem um pelo outro. É uma personagem com a qual muita gente vai se identificar”, conta a atriz.

Para interpretar Gabriela, Anna contou com a ajuda de uma antiga conhecida: a preparadora de elenco Nara Marques, sua professora no curso de formação de atores há mais de 10 anos. Segundo a atriz, foram dois meses “mergulhando na história da personagem e seu desenvolvimento na trama”. “Também pesquisei referências relevantes e procurei uma preparadora vocal, Yolanda de Paulo, para me auxiliar nas cenas de canto”, detalha.

“Gravar a série tem sido uma experiência única, cheia de aprendizados. É a primeira vez que faço parte de uma superprodução, com muitos figurinos e cidades cenográficas, tudo pensado nos mínimos detalhes. É lindo de ver e de viver”, garante Anna, referindo-se aos números da série: mais de 400 atores no elenco, 18 cidades cenográficas e 101 cenários internos.

Contrastes na carreira

O retorno de Anna Melo à TV acontece em um projeto bem diferente de seu trabalho de estreia, “Desalma” (2020). Na produção do Globoplay, a mineira interpretou a bruxa Halyna, que morre durante a celebração de Ivana Kupala — tradicional festa pagã eslava — e retorna à vida 30 anos depois, em um ritual repleto de misticismo.

“É diferente no tema, na dinâmica de gravação e na extensão da obra”, compara a atriz. “E a graça está nisso, em como cada trabalho nos exige profissionalmente e nos transforma. Sempre há algo a aprender. Uma feliz coincidência entre as duas séries foram as viagens para o Rio Grande do Sul, o que me permitiu rever aquelas paisagens lindas anos depois”, explica.

Ela fala com carinho sobre a série que marcou seu início na TV: “Foi minha estreia no audiovisual com um papel central, então representou o começo da minha carreira, acompanhado de uma responsabilidade que me ensinou muito e, de certa forma, me preparou para o que vivo hoje”.

Anna iniciou o curso profissionalizante de atriz aos 18 anos, já residindo em São Paulo. No mesmo período, cursou Publicidade e Propaganda, graduação que concluiu, mas nunca exerceu a profissão. Antes de se dedicar integralmente à arte, também trabalhou como garçonete e modelo. Sobre o futuro, ela adianta, sem dar detalhes: “Tenho outro projeto em vista. Por enquanto, minha energia está totalmente focada na série, que é um primor!”.