Nascida em Araxá, no Alto Paranaíba, Anna Melo começou a atuar na adolescência. “Descobri que queria ser atriz apresentando uma peça de teatro da escola quando tinha 14 anos”, lembra a atriz, que ganhou destaque nacional ao interpretar a jovem bruxa Halyna, na série Desalma - produção que recentemente ganhou segunda temporada. “É meu primeiro trabalho no audiovisual e agradeço de coração a todos que possibilitaram esse presente que é a Halyna na minha vida”, comemora a atriz, hoje com 26 anos.

Nos novos episódios de Desalma, Halyna, que é filha da também bruxa Haia (vivida por Cássia Kis) aparece na história de uma maneira diferente. A jovem, que morreu há 30 anos  na noite da celebração de Ivana Kupala - tradicional festa pagã e uma das principais comemorações do calendário eslavo - retorna à vida após um ritual repleto de misticismo e complexidade, por meio do corpo de Melissa (Camila Botelho), com o objetivo de acertar as contas com pessoas envolvidas com sua morte.

Leia também: Desalma: com atrizes mineiras, drama sobrenatural ganha segunda temporada

“Viver a Halyna é uma aventura deliciosa. Vivê-la de novo significou descobrir ainda mais sobre ela, novos comportamentos e sentimentos, sem julgar, porque a situação agora é outra, do invisível, do místico e da realidade”, afirma Anna. “Halyna volta com um objetivo claro e faz o possível para que se realize. Vai afetar alguns personagens por conta disso, mas principalmente o Roman (pai de Melissa, interpretado por Nikolas Antunes). O reencontro com Haia é puro afeto! Imagina você ter a oportunidade de voltar à vida e poder abraçar novamente a pessoa que mais ama no mundo”, conta a mineira.

A volta de Halyna assusta os moradores da fictícia Brígida, uma colônia ucraniana no Paraná. Anna, entretanto, sai em defesa da personagem. “Nesse momento, juntando as duas temporadas, eu descreveria a Halyna como uma menina-mulher encantadora e apaixonada que tem uma ligação forte com a mãe, a magia e a natureza, e sofre uma injustiça que alimenta sua alma entre a luz e a sombra em busca de vingança e liberdade”, diz. “Me identifico com suas conexões! Eu e minha mãe temos uma parceria linda, o místico me fascina e é na natureza que encontro refúgio também”, ressalta a atriz. 

Situações sobrenaturais nos bastidores

O sobrenatural dá o tom à série “Desalma”. Nas gravações da primeira parte da história, elenco e produções relataram algumas “coincidências” nos bastidores, como nevar em uma das locações – fato que não acontecia na região havia muitos anos – e um incêndio misterioso em uma cabana onde também a série teve cenas gravadas. Desta vez esses eventos também se repetiram nos bastidores, segundo conta Anna Melo.

“No último dia de gravação, quando estávamos fazendo um dos rituais da história, na hora do ensaio para a câmera, um animal urrou do meio da floresta lá em São Francisco de Paula (cidade do Rio Grande do Sul). Não conseguimos identificar qual animal era exatamente. Foi como se ele estivesse me respondendo porque eu emitia alguns sons durante o ritual, me arrepiei!”, relata a atriz. 

Trajetória

Anna Melo, depois de atuar em espetáculos na escola, iniciou o curso profissionalizante de atriz aos 18 anos. Nessa época, ela já morava em São Paulo. No mesmo período, ela também cursou publicidade e propaganda - ela concluiu a graduação, mas nunca exerceu a profissão. Ela também já trabalhou como garçonete e modelo. 

Questionada sobre projetos futuros, ela afirma: “Até então eu estava reservada pra fazer a segunda temporada de Desalma, agora que já gravamos, estou pronta e aberta para novos projetos”.