BONITO - O desmatamento das florestas e a poluição deixaram de ser o tema principal dos filmes que tratam do tema ambiental. Pelo menos é o que aponta a programação da terceira edição do Bonito CineSur, festival que acontece até sábado na cidade sul-mato-grossense, considerada a capital brasileira do ecoturismo. A escassez de água é o assunto principal de dois longas-metragens e um curta exibidos na programação.
O mais interessante do trio é o peruano "Karuara: La Gente del Rio", dirigido por Miguel Araoz Cartagena e Stehanie Boyd, que tem como grande protagonista o rio Marañón, sagrado para o povo Karuara, localizado na Amazônia. Além da denúncia dirigida ao governo do país, que tem permitido a exploração de petróleo na região, razão do acelerado processo de contaminção do rio.
A primeira parte é desenvolvida de maneira lúdica, com belas animações que ilustram a cultura daquele povo, principalmente em sua relação mitológica com a água. Tanto em "Karuara" quanto no longa chileno "La Cuenca" e no curta boliviano "Jichi: En Busca del Guardiánvde las Aguas" há uma divindade que faz o elo com os rios e a fertilidade das terras, em histórias transmitidas oralmente por populações indígenas.
No caso de "La Cuenca", são os mapuches, que lutam contra a degradação da bacia do rio Vilarrica, ameaçado pela construção desenfreada de imóveis e pela ocupação ilegal do território indígena. O filme do coletivo Left Hand Rotation cria uma espécie de jogral, em que moradores originários e especialistas recebem palavras-chaves para abarcar vários aspectos dessa violência ambiental.
Já "Jichi" documenta a lenda em torno de uma figura mitológica e seus significados para a comunidade indígena de La Chiquitana. Paola Gabriele Quispe mostra a grave crise hídrica da região, que tem levado os mais jovens a migrarem para outras regiões e ameaçado a existência dos povoados, pois o desvio de cursos dos rios, principalmente em benefício de propriedades privadas, cria um cenário de seca severa.
Outras duas produções sobre o temática da água também serão exibidas no Bonito CineSur, com o curta brasileiro "Uma Menina, um Rio", de Renata Martins, e o longa argentino "Por El Paraná: La Disputa por El Rio", de Alejo Di Risio e Franco Gonzalez. Todos eles competem na Mostra de Filme Ambiental. O resultado será anunciado neste sábado (2), último dia do festival sul-mato-grossense.
(*) O repórter viajou a convite da organização do Bonito CineSur