Neste fim de semana, o Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza), na região Leste de Belo Horizonte, será palco para a estreia de dois documentários que dialogam com a literatura e a música mineiras. As sessões são gratuitas e contam com a presença dos realizadores.
Na sexta-feira (4/7), às 19h, é exibido “Gerais da Pedra”, documentário dos diretores Diego Zanotti, Gabriel Oliveira e Paulo Junior, que parte da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, para percorrer o norte de Minas Gerais em busca de histórias, memórias e ecos do sertão literário. O filme estabelece uma ponte entre a ficção e a realidade, com entrevistas a moradores que se reconhecem nos personagens e paisagens rosianas. Após a sessão, haverá um debate com os diretores.
Já no sábado (5/7), também às 19h, é a vez de “Mestre Belini: O Choro do Cerrado”, dirigido por Bellini Andrade, filho do homenageado. O longa retrata a trajetória do músico Belini Alves de Andrade, nascido em Abaeté e consagrado como um dos grandes nomes do chorinho mineiro. A produção reúne depoimentos de mais de 30 pessoas e gravações de 11 músicas do mestre, interpretadas por oito grupos de choro em diferentes espaços da capital. Após o lançamento, “Mestre Belini: O Choro do Cerrado” será disponibilizado no canal @EspinhaAudiovisual no YouTube.