O 53º Festival de Cinema de Gramado começa nesta quarta-feira (13), e segue até 23 de agosto, com uma nova edição histórica na Serra Gaúcha. O mais tradicional e antigo evento cinematográfico ininterrupto do Brasil reunirá na cidade centenas de convidados, entre cineastas, artistas, jornalistas e estudantes, além de um público apaixonado por cinema.
Serão exibidos 74 filmes, entre curtas e longas, com destaque para as cinco mostras competitivas de longas-metragens brasileiros de ficção (6), documentários (4), curtas nacionais (12), longas gaúchos (5) e curtas gaúchos (18), além de produções universitárias, títulos fora de competição, pré-estreias de séries e atividades que vão de homenagens a debates, passando por encontros de mercado e exibições especiais.
A curadoria de longas brasileiros e documentais deste ano, assinada pelo ator e diretor Caio Blat, pela atriz Camila Morgado e pelo jornalista e crítico Marcos Santuario, reafirma Gramado como primeira janela para importantes lançamentos da cinematografia brasileira.
Nesta quarta e quinta-feira, a nova geração de realizadores ganha espaço com a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo e a tradicional Mostra Educavídeo. A primeira reúne curtas-metragens de alunos do ensino fundamental e médio de estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Já o Educavídeo, projeto que oferece capacitação em audiovisual para estudantes de Gramado, soma mais de 110 produções ao longo de sua história.
Nesta edição, estão confirmadas as presenças de Bárbara Paz, Bruna Linzmeyer, Camila Márdila, Danielle Winits, Denise Fraga, Denise Weinberg, Douglas Soares, Edson Celulari, Eduardo Moscovis, Gabriel Mascaro, Gero Camilo, Ícaro Silva, Igor Fernandez, Johnny Massaro, Laís Melo, Leo Jaime, Malu Galli, Marcélia Cartaxo, Mariza Leão, Miguel Falabella, Rodrigo Santoro, Sergio Rezende e Xamã, entre outros artistas e realizadores.
A programação na sexta-feira (15) começa às 8h30 no Palácio dos Festivais, que recebe a Sessão Infantil, com entrada franca, e a première mundial da série ‘Comer, Beber e Aprender’ — uma mistura de live action, animação e documentário que acompanha a curiosa Helena (Helenna Fernandes) explorando receitas e tradições culinárias no Vale do Capão (BA).
A data também marca a cerimônia de abertura oficial do festival. A programação começa às 16h, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado na Rua Coberta, e segue para o Palácio dos Festivais com a entrega do troféu Kikito de Cristal para o homenageado Rodrigo Santoro. Em agosto, o ator completa 50 anos e celebra mais de três décadas de carreira. Logo após a homenagem, será exibido, fora de competição, o longa ‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro, estrelado por Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Adanilo e Miriam Socarrás.
Inédito no Brasil e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano, o filme também conquistou o Prêmio do Júri Ecumênico e o troféu de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção no Festival Internacional de Cine en Guadalajara, onde Weinberg recebeu o prêmio de melhor interpretação. O longa é situado na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão “desfrutar” seus últimos anos de vida. Antes de seu exílio compulsório, Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo.