Em cartaz em Belo Horizonte, até o dia 1º/9 com a peça "Ruth & Léa", as atrizes Bárbara Reis e Ivy Souza estiveram na redação de O TEMPO nesta segunda-feira (25/8) para falar sobre o espetáculo que homenageia e celebra o legado de duas divas da dramaturgia nacional: Ruth de Souza (1921-2019) e Léa Garcia (1933-2023). As duas foram as convidadas do quadro "Magazine" e falaram não só sobre o espetáculo - que faz temporada de sexta a segunda, às 21h, no Teatro I, do CCBB-BH, na Praça da Liberdade - mas sobre a representatividade negra nas artes, o processo de criação do espetáculo, as impressões sobre o público mineiro e os projetos futuros e paralelos.
Mesclando teatro, música e vídeo, "Ruth e Léa" conta a história de três mulheres que se encontram em um estúdio de cinema para criar, rever memórias e imaginar futuros. As atrizes Zezé e Elisa, nomes inspirados em Zezé Motta e Elisa Lucinda, iniciam o ensaio para um filme musical sobre Ruth de Souza e Léa Garcia e mergulham nas trajetórias dessas figuras fundamentais da história do teatro e do audiovisual brasileiro. A produção ainda conta com a participação da musicista Gláucia Negreiros.
Bárbara Reis - que protagonizou a novela "Terra e Paixão", na Globo, além de ter participado de "Todas as Flores" e "Velho Chico" - contou que não conhecia BH. Além de ser apaixonada por pão de queijo, a atriz carioca passeou pela Feira Hippie e curtiu algumas atrações da Virada Cultural. Sobre o protagonismo de artistas negros nas novelas, Bárbara - que estará na próxima trama das 21h, "Três Graças" - frisou: "Ele ainda é questionado. Mas, para as novas gerações entenderem que o protagonismo negro é algo normal, ele precisa continuar. Não precisa ser entendido como reparação histórica".
Já Ivy Souza, que se destacou em "Mania de Você" como Dhu, destacou que o protagonismo negro nas novelas tem que ser um processo continuo para ser naturalizado. Paulista de nascimento, mas mineira de coração já que os pais são de Minas, ela também tem aproveitado a temporada por aqui. A artista é assistente de direção da elogiada peça "Prima Facie", estrelada pela atriz mineira Débora Falabella. Ivy revelou que o espetáculo deve vir em breve para Belo Horizonte.
Serviço
O quê? Ruth & Léa
Quando? Até 1º/9; de sexta a segunda, às 21h
Onde? Teatro I do CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)
Quanto? R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), disponíveis no site do CCBB-BH e na bilheteria do centro cultural