O corpo do escritor Luis Fernando Verissimo, morto neste sábado (30), aos 88 anos), está sendo velado, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre desde as 12h. Familiares, amigos e admiradores do cronista prestam as últimas homenagens.
O velório é aberto ao público e deve seguir até às 16h45. Após a despedida, o corpo do autor será sepultado em cerimônia restrita aos familiares.
Verissimo estava internado no Hospital Moinhos de Vento, na capital gaúcha, desde o dia 11 de agosto. O autor não resistiu às complicações causadas por um quadro de pneumonia e faleceu por volta de 0h40 deste sábado, segundo o hospital.
Um dos autores mais lidos do Brasil, Luis Fernando Verissimo marcou seu nome na literatura brasileira com obras clássicas como "O Clube dos Anjos", além de criar personagens icônicos, como o Analista de Bagé.
Na manhã deste sábado, artistas, políticos e escritores prestaram homenagens a Verissimo. Conterrâneo do escritor, Fabrício Carpinejar enalteceu a importância de Luis Fernando Verissimo para as letras no Brasil.
“Ele era um protagonista emblemático do apogeu do tempo, que foi substituído pela glorificação da imagem. Com Tik Tok, Instagram, vídeos curtos, temos a veneração da imagem. Verissimo é o culto da letra. Acho que é uma despedida porque há homens e mulheres que quando partem, levam um século juntos. Verissimo é um deles”, disse Carpinejar a O TEMPO.