O ator Graham Greene, pioneiro das Primeiras Nações do Canadá que abriu portas para artistas indígenas em Hollywood, morreu em um hospital de Toronto. O falecimento ocorreu na segunda-feira (1/9), após o artista enfrentar uma longa doença. Greene, que recebeu indicação ao Oscar por sua atuação em "Dança com Lobos", tinha 73 anos.
Michael Greene, agente do ator e sem parentesco com ele, confirmou a morte à imprensa. A causa específica do falecimento não foi divulgada.
Quem foi Graham Greene
O artista nasceu em 22 de junho de 1952 em Ohsweken, na Reserva das Seis Nações no Canadá. Sua carreira começou no teatro durante a década de 1970, quando participou de produções teatrais profissionais canadenses e inglesas.
Greene estreou na televisão em 1979, em um episódio da série dramática canadense "The Great Detective". No cinema, seu primeiro trabalho foi no filme "Running Brave", em 1983.
O reconhecimento internacional veio em 1990, quando Kevin Costner o escalou para interpretar Kicking Bird (Ziŋtka Nagwaka) em "Dances With Wolves" ("Dança com Lobos"). O filme recebeu 12 indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Ator Coadjuvante para Greene, e ganhou sete estatuetas, entre elas a de Melhor Filme.
"Ele foi um grande homem de moral, ética e caráter e será eternamente saudoso", afirma Michael Greene no comunicado. "Você está finalmente livre. Susan Smith está te encontrando nos portões do céu", acrescenta, referindo-se à agente de longa data do ator, falecida em 2013.
Após o sucesso em "Dances With Wolves" ("Dança com Lobos"), Greene atuou em produções importantes como "Maverick" (1994) com Mel Gibson e Jodie Foster, "Die Hard With a Vengeance" ("Duro de Matar 3: A Vingança") (1995) com Bruce Willis, "The Green Mile" ("À Espera de um Milagre") (1999) com Tom Hanks, "The Twilight Saga: New Moon" ("A Saga Crepúsculo: Lua Nova") (2009) com Kristen Stewart e Robert Pattinson, e "Molly's Game" ("A Grande Jogada") (2017) de Aaron Sorkin com Jessica Chastain, Idris Elba e Kevin Costner.
O ator também desempenhou papéis principais em "Thunderheart" ("Coração Trovão") (1992) ao lado de Val Kilmer, "Transamerica" (2005) com Felicity Huffman, e "Wind River" ("Terra Selvagem") (2017) de Taylor Sheridan com Jeremy Renner e Elizabeth Olsen.
Na televisão, Greene participou de séries como "Wolf Lake", "Defiance", "Marvel's Echo", além de participações recorrentes em "Northern Exposure", "Lonesome Dove: The Series", "Being Erica", "Longmire", "Goliath" e "American Gods". Recentemente, trabalhou em duas séries de Taylor Sheridan para a Paramount+: "1883" e "Tulsa King".
O artista conquistou um Grammy, prêmios Gemini e Canadian Screen Award, e foi indicado ao Independent Spirit. Greene possui uma estrela na Calçada da Fama do Canadá e recebeu o Prêmio de Artes Performáticas do Governador Geral em seu país natal no início de 2025.
Um dos últimos trabalhos de Greene foi na série "Reservation Dogs" da FX, produção que deu continuidade ao seu legado de quebrar barreiras para talentos indígenas em Hollywood. O ator trabalhou até seus últimos dias e tem um filme a ser lançado: o thriller "Ice Fall", estrelado por Joel Kinnaman.
Graham Greene deixa sua esposa de 35 anos, Hilary Blackmore, a filha Lilly Lazare-Greene e o neto Tarlo.