A atriz Rejane Schumann, que participou de grandes sucessos da televisão brasileira, como Dancin’ days (1978) e Pai herói (1979), ambas na Globo, foi resgatada, aos 74 anos, em situação desumana na casa em que vivia no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS).

Nos últimos meses, a casa da artista vinha sendo alvo de denúncias anônimas devido ao mau cheiro e aos constantes latidos dos cães que também viviam lá em condições precárias.

Na última quarta-feira (3), a Polícia Civil esteve no local junto à ativista Deise Falci, da organização Vem Adotar, para resgatar quatro cães e os três gatos após Rejane buscar formas de doá-las, já que não tinha condições adequadas para cuidar dos animais.

"Ela estava com muita fome, mas os animais tinham ração. Ela não tinha nada. Geladeira completamente vazia. Não tinha nem água. Quando a gente chegou lá, quem estava mais em maus-tratos era a própria senhora. Foi a primeira vez que senti uma vontade muito maior de resgatar uma pessoa do que os animais", relatou Deise ao jornal O Globo.

Diante disso, além de acolher os pets, a ativista se viu obrigada a ajudar Rejane. Os animais foram levados para uma clínica veterinária e depois transferidos para lares temporários. Enquanto isso, voluntários fizeram um mutirão de limpeza na casa da atriz, que se emocionou com o apoio recebido.

"Em primeiro lugar, tenho que agradecer. Vocês nem me conhecem", disse Rejane que, além da faxina, ganhou um colchão novo. O caso foi relatado por Deise em uma série de vídeos compartilhados em seu perfil nas redes sociais, mas a ativista optou por não mostrar a imagem de artista, para não expô-la.

"Ela é uma senhora superinteligente e que conversa super bem. Algumas coisas ela se confunde, mas tem muitos momentos lúcidos. Tem a questão de ela não estar tomando banho e não estar conseguindo manter a casa limpa. Ela não consegue atinar de se alimentar e tomar água. Mas ela interagiu bem com a gente", concluiu Deise.