Guilherme Winter, ator famoso por seu papel como Moisés na novela Os Dez Mandamentos (2015), perdeu em segunda instância o processo que havia movido contra a Record, no qual pedia compensação financeira pelas reprises da trama bíblica. O ator não foi localizado quando buscado.
Winter, que atuou em várias produções bíblicas e trabalhou na emissora de Edir Macedo por quase dez anos, solicitava o pagamento dos chamados "direitos conexos". As informações são do Notícias da TV.
Nos autos, Winter afirma não ter recebido qualquer valor pelas reexibições da trama bíblica, tanto em outras emissoras quanto na própria Record. O ator anexou cópias de seu contrato e alegou que não foi remunerado, por exemplo, pela exibição de A Bíblia (2021), especial que reuniu várias produções do gênero em uma única novela, apresentada como inédita.
No entanto, em decisão na 30ª Vara Cível do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), publicada na última terça (2), o desembargador José Santos entendeu que as cláusulas contratuais estavam redigidas de maneira clara e não apresentavam abuso. Em seu voto, o magistrado ainda classificou o pedido do ator como uma "torpeza".
"Não se afigura razoável a alegação de que não pode ser tida por válida a cessão de direitos operada em favor da apelada, em especial se tratando de profissional com vasta experiência no exercício da atividade audiovisual televisiva. De fato, a possibilidade de cessão e transferência de direitos do autor, por meio de contrato, é regulada", diz trecho da decisão.