No dia 28 de novembro de 2023 acontece a edição latino-americana de uma das mais importantes premiações de gastronomia do mundo, o "50 Best Restaurants". Pela primeira vez, a cerimônia que elege os 50 melhores restaurantes da América Latina vai acontecer no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito, na quarta-feira (31), pelo prefeito Eduardo Paes, no Palácio da Cidade, em Botafogo, no RJ.

Em parceria com a Prefeitura do Rio, o “Latin America’s 50 Best Restaurants”, que já passou pelo México, Argentina, Colômbia e Peru, acontece no dia 28 de novembro e vai reunir as pessoas mais influentes do cenário gastronômico da região no Copacabana Palace. 

"A realização da cerimônia de premiação no Brasil e, especificamente, no Rio de Janeiro, só pode ser positiva para a comunidade gastronômica, para o turismo e hospitalidade. Além de estarmos recebendo chefs de toda América Latina, os eventos que se sucedem nestes dias unem as pessoas num espírito de celebração e colaboração, inspirando novas ideias, gerando buzz no setor da restauração e impulsionando o fluxo de negócios", acredita Rosa Moraes, presidente da Academia do The World’s 50 Best Restaurants e do Latin America’s 50 Best Restaurants para o Brasil.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou ainda que o evento chama a atenção para a culinária da América Latina e enfatizou as qualidades gastronômicas da cidade que receberá o prêmio. "O Rio tem uma produção culinária excepcional, sofisticada e uma culinária de rua, de botecos, de espaços informais. E, do ponto de vista econômico, um evento como esse tem o impacto no momento de sua realização, mas ele vai criando uma identidade para a cidade. A quantidade de pessoas que vão nos visitar no evento é um ganho, porém o importante é a construção de uma narrativa que permite consolidar a cidade como um centro importante. É uma honra receber o 50 Best. O Rio de Janeiro tem essa vocação para atrair quem gosta de boa comida, boas experiências e quem quer se divertir”, destacou.

Presença brasileira

Vale lembrar que nos últimos anos, o prêmio vem contando com a maior presença de brasileiros. No ano passado, o Brasil teve seu melhor ano na premiação: foram 10 brasileiros entre os 50 melhores, com destaque para A Casa do Porco, localizado no  centro de São Paulo, que conquistou a posição de quarto melhor da América Latina e sétimo melhor do mundo. 

“Não poderíamos estar mais entusiasmados em trazer o programa de premiação dos Latin America’s 50 Best Restaurants para o Brasil com o apoio de nossa parceira, a Prefeitura do Rio de Janeiro. A decisão de sediar a premiação deste ano aqui resume a importância do Brasil como destino culinário de primeira linha e enfatiza a posição estimada do Rio na cena cultural e gastronômica da América Latina”, disse Charles Reed, CEO da William Reed, empresa controladora da organização 50 Best.


Sobre a premiação

O Latin America’s 50 Best Restaurants foi lançado em 2013 para celebrar a gastronomia em toda a região e fornecer aos clientes de todo o mundo uma visão local e recomendações culinárias e hoje é considerado o "Oscar" do setor. A votação é feita por meio de votação de uma academia composta por chefs, críticos gastronômicos, restaurateurs e outras figuras influentes no cenário da gastronomia. Tem como objetivo destacar a diversidade gastronômica, valorizando chefs de renome e seus estabelecimentos. 

A lista é criada pela Academia dos Latin America’s 50 Best Restaurants, um influente grupo de 300 líderes da indústria de restaurantes na América Latina, cada um selecionado por sua opinião especializada sobre o cenário gastronômico da América Latina. 

The Latin America’s 50 Best Restaurants:
Data: 28 de novembro de 2023
Onde: Rio de Janeiro