Cinema e séries

Titanic retorna a Netflix e gera revolta entre assinantes

Controvérsia do Titanic envolve o desastre do submergível

Por Redação Observatório do Cinema
Publicado em 27 de junho de 2023 | 20:32
 
 
 
normal

Nas últimas semanas, o Titanic voltou aos assuntos mais comentados das redes sociais após o desastre do submergível Titan. Nessa mesma época, o filme de James Cameron retorna ao catálogo da Netflix, gerando grande revolta entre os assinantes e envolvendo a plataforma em uma grande polêmica.

Em junho de 2023, o submergível Titan explodiu no fundo do oceano ao tentar levar 4 pessoas (mais Stockton Rush, o CEO da companhia responsável pelo veículo) às ruínas do Titanic. Todos os ocupantes faleceram.

O desastre dominou os noticiários de todo o mundo, até a revelação de que todos os passageiros do Titan haviam morrido. O evento também aumentou, mais uma vez, o interesse do público mundial sobre os mistérios do Titanic.

Nesse sentido, confira abaixo por que o retorno de Titanic ao catálogo da Netflix gerou grande polêmica entre os assinantes da plataforma. (via Variety)

Retorno de Titanic à Netflix é de “mau gosto”

No dia 1º julho de 2023, o Titanic de James Cameron deve retornar ao catálogo americano da Netflix. Para muitos espectadores, a adição do filme no streaming é “de mau gosto”, dado o desastre do Titan que aconteceu na semana passada.

Alguns espectadores, inclusive, criticam a Netflix por incluir o filme de James Cameron em seu catálogo “poucos dias após a tragédia” do submersível.

“A Netflix está cruzando todas as barreiras da decência com esse lançamento”, disse um assinante da plataforma no Twitter.

Para parte da audiência, a plataforma deseja apenas “capitalizar sobre o desastre” com a adição do filme de James Cameron ao seu catálogo digital.

“Pessoas morreram em um trágico acidente nas ruínas do Titanic, e agora, a Netflix quer faturar. Isso é de muito mau gosto”, disse outro assinante na rede social.

Apesar do timing problemático, tudo indica que o fato da Netflix disponibilizar o Titanic de James Cameron logo após o desastre do submergível, não passa de uma coincidência. Afinal de contas, os contratos da plataforma são assinados muito antes do lançamento de filmes e séries no streaming.

Como a morte dos ocupantes do Titan só foi confirmada no dia 22 de junho, a Netflix teria combinado o lançamento de Titanic há meses atrás – antes mesmo do submergível perder contato com a superfície.

Independente da intenção, a Netflix deve faturar (e muito) com o lançamento de Titanic em seu catálogo americano. Desde já, podemos prever que, logo após estrear na plataforma, o filme dominará o Top 10 do streaming.

O longa, por outro lado, não será lançado no catálogo brasileiro da Netflix. Mesmo assim, o desastre do submergível fez o documentário Fantasmas do Abismo garantir a 6º posição no Top 10 nacional da plataforma, superando até mesmo o hit Através da Minha Janela: Além Mar.

“O diretor James Cameron investiga os escombros do Titanic por completo junto a uma equipe de cientistas, cineastas e historiadores”, diz a sinopse oficial do documentário.

Você já pode conferir Fantasmas do Abismo na Netflix.

Este post Titanic retorna a Netflix e gera revolta entre assinantes foi publicado primeiro no Observatório do Cinema.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!