Neste final de semana

Mariana recebe o projeto 'Cinema na Cidade - Edição 2022'

A praça Gomes Freire, um dos cartões postais da cidade histórica, será palco, nesta sexta e sábado, do lançamento do programa

Por O TEMPO
Publicado em 17 de março de 2022 | 16:00
 
 
 

A praça Gomes Freire, um dos cartões postais da cidade histórica de Mariana, será palco nesta sexta e sábado, dias 18 e 19 de março, do lançamento do programa "Cinema na Cidade - Edição 2022". A atração, realizada pela Universo Produção com patrocínio da Cedro Mineração, contempla exibição de filmes brasileiros, shows de música e espetáculo de mágica. 

Nesta sexta-feira, o cortejo da Barroco Jazz Band abre a programação, às 18h30. Inspirada na tradição de Dixieland do sul dos EUA, o grupo musical promove o diálogo sonoro entre o tradicional Jazz dos anos de 1900 e "o jeitinho mineiro de ser". O percurso será recheado também por histórias. No repertório, canções como “When The Saints Go Marching In”, “Royal Garden Blues”, Second-line”, “All Of Me”, “St. Louis Blues”, “Georgia On My Mind”, “Second Line” e “Minas Gerais”. A concentração será no Centro de Atenção ao Turismo (CAT - Rua Direita, 91), de onde a banda segue até o local do evento.

Em seguida, às 19h30, público confere a exibição de curtas-metragens viabilizados pela Lei Manoel da Costa Athaíde, que instituiu o auxílio emergencial aos segmentos da cultura e turismo para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19. A inspiração para a criação desses produtos foram os aspectos histórico-culturais do município de Mariana, reforçando assim os valores de identidade e pertencimento da população marianense.
 

Serão exibidos os documentários “Voo Cultural”, dirigido por Igor Freitas; “JanElas”, com direção de Uriel Marques; “Mariana - MG | Um novo olhar”, dirigido por Aléxia Deusdete; os clipes musicais “Pobre, Alphonsus!”, de Rich Braza e “Ato II - O poeta", de Young $teve King; a videoarte “Ismália Alphonsus de Guimaraens” de Anthony Christian Fernandes e também a animação “Sou minero de mina”, dirigida por Helder da Paixão e o filme do espetáculo de marionetes “Homenagem a Alphonsus - Trilogia de poesias Capítulo 03", de Catin Nardi. 

Para encerrar a programação da noite de sexta, às 20h30, será exibido o longa-metragem "O Palhaço", com direção de Selton Mello. O filme apresenta as aventuras de Benjamim e seu pai, Valdemar, a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Os dois trabalham em um circo mambembe, mas Benjamin decide abandonar a vida artística e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho.

As atrações do Programa Cinema na Cidade continuam no sábado, dia 19, a partir das 18h30, com o show do Mágico Caio. Logo em seguida, será exibida a Mostrinha, com as ficções “Rua Dinorá”, dirigida por Natália Maia e Samuel Brasileiro e “Traz outro amigo também”, que tem direção de Frederico Cabral; e o documentário “Raone”, dirigido por Camila Santana.

Na sequência, às 19h30, será exibido o  longa "A Sogra Perfeita", de Cris D'Amato. A comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que  se separou do marido recentemente e deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.

Para encerrar a programação, às 21h30, a banda Samba de Sobra, sob o comando de Erika Curtiss, convida o músico João Fernandes para um show que coloca em relevo o samba de raíz e o chorinho. No repertório, clássicos de compositores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Marcio Lima, entre outros.

Serviço

Cinema na Cidade - De março a outro de 2022

Abertura nesta sexta, 18, na praça Gomes Freire, em Mariana, com programação também no sábado, 19.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!