ALIMENTAÇÃO

5 receitas de sobremesas sem açúcar para diabéticos

Diabetes podem comer doces desde que troquem as receitas tradicionais pelas diets

Por Redação Edicase
Publicado em 21 de maio de 2024 | 17:55
 
 
 

O controle cuidadoso da dieta é essencial para manter os níveis de açúcar no sangue dentro de limites saudáveis e, apesar da crença popular, diabéticos também podem comer sobremesas gostosas de maneira balanceada.

“O consumo de doces não é proibido. Tem que haver uma moderação no consumo e troca do doce tradicional pelo diet, sempre tentando evitar o consumo diário”, alerta a nutricionista Pollyanna Ayub.

Pensando nisso, selecionamos 5 receitas deliciosas que podem ser consumidas por pessoas diabéticas para você preparar em casa.

Confira:

Cheesecake de morango


Ingredientes


Massa

120 g de biscoito de maisena sem açúcar
50 g de manteiga

Creme

12 g de gelatina sem sabor
500 g de ricota fresca
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de sopa de xilitol
1 xícara de chá de leite desnatado
4 colheres de sopa de água fria


Cobertura

300 g de morango picado
12 g de gelatina sem sabor
Água para hidratar a gelatina
Morangos para decorar

Modo de preparo


Massa

Em um liquidificador, coloque os biscoitos e bata até obter uma farinha. Acrescente a manteiga e bata novamente até obter uma massa consistente. Após, coloque a massa em uma forma com fundo removível, preenchendo o fundo. Reserve.

Creme

Em um recipiente, coloque a gelatina e a água e mexa até dissolver. Depois, transfira para um liquidificador, adicione a ricota, o leite, a essência de baunilha e o xilitol e bata até formar um creme homogêneo. Despeje o creme sobre a massa e leve à geladeira até ficar consistente.

Cobertura

Em um recipiente, coloque a gelatina e hidrate conforme orientação da embalagem. Após, transfira para um liquidificador, coloque metade dos morangos e bata até incorporar. Despeje a mistura sobre o cheesecake, decore com os morangos e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme com cuidado e sirva em seguida.

Rocambole de chocolate

Ingredientes

Massa

1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de leite em pó desnatado
2 colheres de sopa de adoçante em pó
2 colheres de sopa de cacau sem açúcar
3 claras de ovo
1 pitada de sal


Recheio

4 fatias de abacaxi picadas 
1/2 xícara de chá de geleia de cereja diet
2 colheres de sopa de adoçante em pó
150 g de queijo branco
Canela e adoçante em pó para polvilhar
Modo de preparo


Massa

Em uma batedeira, coloque as claras e o sal e bata até obter uma espuma. Adicione o adoçante e bata até obter um merengue firme. Transfira a mistura para um recipiente e reserve. Em outro recipiente, peneire o cacau, o leite em pó e a farinha de trigo. Junte às claras batidas e mexa delicadamente. Em seguida, forre uma assadeira com papel-manteiga e despeje a massa sobre ela. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 8 minutos. Desligue o forno, espere esfriar e, com cuidado, desenforme.

Recheio

Em uma batedeira, coloque o queijo branco, o adoçante e o abacaxi e bata até obter um creme. Após, faça uma camada de geleia de cereja sobre um dos lados da massa e no outro espalhe o creme de abacaxi. Enrole e polvilhe com canela e adoçante em pó. Sirva em seguida.

Bombom de frutas e castanhas


Ingredientes


300 g de chocolate 70% cacau
20 g de damasco seco picado
20 g de castanha-do-pará picada
20 g de cranberry seco picado
20 g de tâmara sem caroço picada


Modo de preparo


Em forminhas de silicone, coloque as frutas e as castanhas-do-pará. Reserve. Em banho-maria, derreta o chocolate. Desligue o fogo, espere amornar e despeje sobre as forminhas. Leve à geladeira até endurecer e sirva em seguida.

Mousse de maracujá


Ingredientes


Mousse

1 xícara de chá de suco de maracujá natural e sem açúcar
1 xícara de chá de leite desnatado
1 xícara de chá de iogurte natural desnatado
250 g de creme de leite light
1 colher de chá de xilitol
12 g de gelatina em pó sem sabor
1/2 xícara de chá de água


Calda

Polpa de 1 maracujá
1/2 xícara de chá de água 
3 colheres de sopa de xilitol


Modo de preparo


Mousse

Em um liquidificador, coloque o suco de maracujá, o leite desnatado, o iogurte, o creme de leite e o xilitol e bata até obter um creme homogêneo. Reserve. Em um recipiente, coloque a gelatina, hidrate com a água fria e leve ao micro-ondas por 15 segundos. Após, coloque a gelatina no liquidificador e bata para incorporar. Distribua o creme em taças e leve à geladeira por 3 horas.

Calda

Em uma panela, coloque a polpa de maracujá, o xilitol e a água e leve ao fogo médio para cozinhar até a calda engrossar, mexendo sempre. Desligue o fogo e espere esfriar. Retire as travessas de musse da geladeira, despeje a calda sobre elas e sirva em seguida.

Lembre-se: mesmo as sobremesas feitas sem açúcar devem ser consumidas com moderação e considerando as orientações médicas.

Bolo de coco


Ingredientes

Massa

5 ovos
200 ml de leite de coco
100 g de farinha de amêndoas
15 g de fermento químico em pó
1 colher de sopa de xilitol
100 ml de óleo de coco
150 ml de água
1 xícara de chá de coco ralado
Óleo de coco para untar
Farinha de amêndoas para enfarinhar


Cobertura

500 ml de leite desnatado
100 g de coco ralado
500 ml de leite de coco
Coco ralado para decorar


Modo de preparo


Massa

Em uma batedeira, coloque os ovos e o xilitol e bata até dobrar de volume. Aos poucos, adicione o óleo de coco, o leite, a água, a farinha de amêndoas e o coco ralado e bata até obter uma consistência homogênea. Por último, coloque o fermento químico e bata para incorporar. Unte uma assadeira com óleo de coco e enfarinhe com farinha de amêndoas, disponha a massa sobre ela e leve ao forno preaquecido a 200ºC até dourar. Reserve.

Cobertura

Em uma panela, coloque todos os ingredientes da cobertura e misture para incorporar. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo, espere amornar e despeje a mistura sobre o bolo. Finalize polvilhando com coco ralado para decorar e sirva em seguida.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!