O evento Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas - Sabores que Conectam ocupa o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal entre os dias 12 e 14 de setembro. O evento chega a quinta edição com uma programação dedicada a homenagear a mineiridade a partir do queijo artesanal, patrimônio imaterial do estado.
Ao longo dos três dias, o projeto promove uma série de ações formativas, degustações, intervenções artísticas e feira de queijos mineiros, com o propósito de promover essas iguarias e contribuir para o fortalecimento de circuitos turísticos que têm a tradição queijeira como grande atrativo.
“Nesta quinta edição, o Made in Minas Gerais se junta oficialmente à Rota do Queijo de Minas para promover o turismo cultural e de experiências pelas regiões e fazendas produtoras dessa iguaria. Para que as pessoas possam visitar os queijeiros e vivenciar uma história de mais de 300 anos que se confunde com a do próprio território”, aponta o curador gastronômico e idealizador do evento, Jordane Macedo.
O evento também será uma oportunidade de conhecer os Super Queijos - um movimento de valorização e promoção dessas iguarias que desafia as regiões reconhecidas a produzir o maior exemplar já registrado, seguindo as regras e técnicas tradicionais.
A programação do Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas - Sabores que Conectam tem entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços.
Programação Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas - Sabores que Conectam
12/09: MM Gerdau
19h às 22h: Apresentação Rota do Queijo de Minas, com degustação de queijos harmonizados com cerveja, vinhos, cachaça e doces mineiros.
20h30: Apresentação da Orquestra Mineira de Viola Caipira
13/09: MM Gerdau
10h às 17h: Feira de queijos e outros produtos mineiros de excelência
10h30: Palestra - Turismo queijeiro - além da vivência, com Renata de Paoli Santos
11h30: Palestra - Super Queijos, com Jordane Macedo, Renata de Paoli Santos, Cassiano, Ivair e Lúcia Oliveira
13h30: Apresentação do violinista Flávio Monteiro
14h30: Palestra Queijos e Fungos, com Lúcia Oliveira
15h30: Degustação de Queijos Mineiros - De onde vem esse trem? Conectando o mundo urbano com o rural através dos queijos, com Renata de Paoli Santos e produtor convidado
16h30: Exibição do documentário Embratur Rota do Queijo de Minas
14/09: MM Gerdau
10h às 17h: Feira de queijos e outros produtos mineiros de excelência
10h30: Degustação de Queijos Mineiros - De onde vem esse trem? Conectando o mundo urbano com o rural através dos queijos, com Renata de Paoli Santos e produtor convidado
11h30: Palestra - Como maturar e conservar seu queijo em casa, com Renata de Paoli Santos
12h30: Exibição do documentário Embratur Rota do Queijo de Minas
13h30 – Apresentação do saxofonista EDSAXX
14/09: Mercado Central
Visita Guiada com Renata De Paoli pelas lojas de queijos, com degustações. Inscrição gratuita (20 pessoas)
Cozinha ao Vivo com o Chef Ilmar Costa (Casa Cheia)
Lojas do Mercado Central participantes da Campanha:
- Loja do Itamar
- Ronaldo Queijos e Cachaça
- Estação da Canastra
- Empório Herança Mineira
- Cantim de Formiga
- Empório Central do Queijo
- Queijaria do Noé
- Caminho da Roça
- Padaria Du Pain
A Rota do Queijo de Minas
A Rota do Queijo de Minas é um projeto da Culturar, produtora cultural de Jordane Macedo, que tem a proposta de promover os queijos de Minas Gerais. A Rota foi criada em dezembro de 2022, em São Roque de Minas, na região da Canastra, onde foram instaladas placas com QR CODES que levam a um mapa na plataforma Google Maps com uma rota das principais queijarias da região, onde os visitantes poderão tenham uma experiência máxima com a produção da iguaria.
O site da Rota do Queijo de Minas ainda traz informações como horário de funcionamento, formas de pagamento e prêmios que a queijaria conquistou. Jordane já levou ao Papa Francisco um queijo mineiro premiado e recebeu uma carta de agradecimento do Pontífice. Também é o responsável pelo evento "Made in Minas Gerais", que em sua quarta edição, em 2024, levou mais de 9 mil pessoas para a Praça da Savassi, em Belo Horizonte, onde puderam conhecer e experimentar um pouco mais dos patrimônios mineiros como o queijo e a viola caipira.