Os alunos formandos do Curso Técnico em Gastronomia do INHAC – Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias, coordenado pelo chef Leo Paixão, estão prontos para demonstrar todo o conhecimento adquirido ao longo do ano em um evento especial: o Jantar dos Alunos do INHAC. Como parte do trabalho de conclusão de curso, eles terão a missão de conceber e administrar um restaurante por um dia, aberto ao público.
Desde o planejamento do negócio, definição do conceito e seleção do cardápio até a execução dos pratos e atendimento, os estudantes participarão de todas as etapas sob a orientação dos professores. O público poderá conferir o resultado desse desafio em quatro restaurantes exclusivos, cada um operando por apenas uma noite, nos dias 14, 15, 21 e 22 de março, no Centro de Referência do Queijo Artesanal (Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos d’Água).
Em uma homenagem à culinária mineira, os restaurantes apresentarão versões contemporâneas de pratos típicos do estado, como frango com quiabo e costelinha com molho de jabuticaba, além do uso marcante dos queijos artesanais de Minas em todas as preparações. Essa experiência proporciona aos alunos um desafio realista, permitindo que testem suas habilidades em todas as áreas da gastronomia, em um ambiente imersivo que reflete o mercado profissional.
Os ingressos estão disponíveis para compra na plataforma Sympla, e o jantar em três tempos inclui entrada, prato principal e sobremesa. O público também pode optar por um ingresso com harmonização de vinhos Luiz Porto e Casa Geraldo. Além de desfrutar da experiência gastronômica, os participantes contribuirão diretamente para a formatura dos alunos, já que toda a receita líquida da venda dos ingressos será revertida para a celebração.
Outra novidade para os formandos é o lançamento do Anuário de Receitas do INHAC, um compilado de pratos desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso. O queijo artesanal, um dos pilares da formação no instituto, será o ingrediente central das receitas, evidenciando a forte conexão dos estudantes com o Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA). Esse anuário representa não apenas a criatividade e a técnica dos futuros chefs, mas também uma oportunidade de compartilhar com o público o conhecimento adquirido durante a formação.
Conheça os restaurantes:
Restaurante Ocê – Raízes e sabores da gastronomia mineira
Dia 14 de março, sexta-feira, às 19h45
• Entrada: Salada Cítrica Crocante (Salada de folhas verdes, tomates confit, croutons de queijo coalho, bacon e molho cítrico).
• Principal: Porco, Castanhas, Batata doce e Mexericas (Filé mignon suíno com crosta de castanhas do Pará, acompanhado de musseline de batatas doce de polpa roxa, salsa criolla e gel de mexericas).
• Sobremesa: Verrine Mineira (Mousse de queijo d’Alagoa, farofinha de biscoitos, calda de goiabada e telha de queijo).
Cuevas de Minas Restaurante
Dia 15 de março, sábado, às 19h45
• Entrada: Empadinha crocante de Queijo Canastra (Empada aberta crocante, com creme de queijo canastra meia cura, queijo tostado, geleia de pimenta biquinho e brotos).
• Principal: Copa Caipira (Copa lombo braseado ao seu próprio molho, musseline de mandioca, gremolata e torresmo lascado).
• Sobremesa: Bocado de Ouro (Bom-bocado de milho verde, calda quente de doce de leite, sorvete artesanal de queijo minas e chips de coco).
D’Minas Restaurante
Dia 21 de março, sexta, às 19h45
• Entrada: Canoli do Mercado (Canudinho recheado com patê de fígado de galinha, envolto em xerém de castanhas de caju e acompanhado de picles de jiló e gel de limão).
• Principal: Porco, Milho e Jabuticaba (Costelinha assada ao molho barbecue de jabuticabas, acompanhada de pamonha salgada, telha de angu e saladinha de couve fresca).
• Sobremesa: Mosaico Mineiro (Tartelette com creme de queijo canastra, doces e compotas mineiras).
Laranjeiras Restaurante
Dia 22 de março, sábado, às 19h45
• Entrada: Pastel de vento com antepasto de jiló (Massa de pastel frita, acompanhada de antepastos de jiló).
• Principal: Frango, quiabo e polenta (Frango assado na manteiga de ervas, polenta frita com queijo d’Alagoa, roti de frango e chips de quiabos).
• Sobremesa: Queijo, Queijo, Queijo (Queijadinha assada, sorvete artesanal de queijo, calda de jabuticaba e telha de queijo).