Ilhéus, localizada no litoral sul da Bahia, foi palco entre os dias 17 e 20 de julho do Chocolat Festival Bahia 2025, um dos principais eventos dedicados ao cacau e ao chocolate na América Latina. Durante o festival, o público teve a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de renomados chefs brasileiros, incluindo Bárbara Frazão - vencedora do MasterChef Profissionais 2023 e eleita Chef Revelação de 2024 pela revista "Prazeres da Mesa".
Conhecida também como Babi, a chef apresentou com exclusividade no evento sua criação inédita: "Moela Caipira com Cerveja e Chocolate". Agora, aos 33 anos e com 13 deles dedicados à gastronomia, ela divide o passo a passo dessa receita especial. Veja como prepará-la a seguir.
Ingredientes:
1kg de moela limpa
1 lata de 350ml de cerveja preta
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cebola em pó
1 colher de sopa de extrato de tomate
20g chocolate 80%
2 dentes de alho
½ maço de cebolete
½ xícara de azeite extravirgem
Modo de preparo:
1.Limpar a moela.
2. Colocar a moela e todos os demais itens na panela de pressão (exceto o chocolate, as lâminas de alho, o azeite e a cebolete), deixando cozinhar por 15 minutos.
3. Abrir a panela e deixar o caldo reduzir.
4. Para finalizar, adicione o chocolate com o fogo desligado.
5. Frite as lâminas de alho e, em separado, misture azeite com cebolete.
6. No prato individual, coloque a moela com o molho, as lâminas de alho e a cebolete no azeite como acabamento.