A internet já mostrou que o morango do amor, sobremesa do momento, não é tão simples de se fazer. Seja no ponto da calda, ou na hora de montar o morango envolto ao brigadeiro, as chances da sobremesa dar errado e os resultados serem decepcionantes são reais. Entretanto, escolher o ponto ideal da fruta também pode influenciar no resultado da sobremesa.

Morangos passados ou podres podem estragar o gosto e a validade do doce. Carolina Drummond, nutricionista do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, explica quais aspectos devem ser observados na hora de escolher um bom morango.

“Assim como todas as frutas, o morango precisa ser notado quanto à cor, firmeza, aroma e brilho. Devemos optar por morangos bem vermelhos, de cor viva, sem partes esbranquiçadas ou verdes, que podem indicar a presença de fungos. O morango deve ter o toque firme, mas não duro. Morangos muito moles ou mesmo machucados soltam muita água e muitas vezes já estão passando do ponto, o que pode impactar no preparo e consistência do doce”, explica a especialista.

Para o preparo da sobremesa, o ideal é escolher pela fruta madura, que vai ter uma maior durabilidade. “Seriam morangos de cor vermelha intensa, mas com a ponta ainda levemente esbranquiçada. Textura firme ao toque, sem sinais de amolecimento. A casca deve estar com brilho, sem estar opaca, e as folhinhas no topo devem estar verdes e frescas, não murchas”, orienta Drummond.

Ao comprar a fruta, o consumidor deve observar toda a bandeja. Isso porque um morango passado pode influenciar todos os outros, já que os fungos se espalham rapidamente. “O morango não pode ter pinta, defeitos de curvas. Tem que ser brilhante. A pessoa tem que olhar e falar: nossa, que fruta bonita. Já a crocância dele, a pessoa só vai saber mesmo na hora que morder”, explica José Abílio de Oliveira Filho,  especialista técnico da Emater de Pouso Alegre.

O pico da safra da fruta acontece em agosto, o que também pode melhorar a qualidade dos morangos. Entretanto, a alta procura também faz os preços subirem. 

“O período da safra do morango no Brasil varia muito conforme a região e o clima. No sudeste o plantio se dá no período de março a maio, tendo a colheita de junho a setembro. Seu pico pode ficar mais visível de julho a agosto. Com a febre do “morango do amor” nas redes sociais, a alta procura se deu antes mesmo da colheita estar no auge, o que impacta diretamente no custo da fruta. Nos últimos dias, o morango quase que dobrou de valor nas centrais de abastecimento como Ceasa MG”, explica a nutricionista do Hospital Felício Rocho.

Outra dica da nutricionista é quanto à higienização e armanezamento da fruta. 

“Lavar os morangos apenas na hora do preparo, secar bem com papel toalha (umidade acelera a deterioração da fruta), armazenar a fruta em local seco e fresco, bem como evitar o empilhamento de caixas e favorecer a ventilação adequada durante o transporte ajudam a manter a qualidade do morango”, finaliza Carolina.