Em entrevista a Tata Werneck em seu programa "Lady Night", da TV Globo, a atriz mineira Débora Falabella, famosa pela personagem Nina, na novela "Avenida Brasil", revelou sua preferência pelo queijo do Serro. Provocada pela apresentadora, ela disse: "Eu gosto do queijo do Serro, que é aquele mais curado, mais firme". E você já experimentou o queijo do Serro? Se a resposta for não, você terá um ótimo motivo para agendar uma viagem à cidade da Serra do Espinhaço. É que, de 22 e 31 de agosto, a cidade histórica delebra a a traidção, o sabor e a identidade mineira na 39ª Fsta do Queijo do Serro.
O festival terá concurso de queijos, harmonizações, gastronomia, oficinas, apresentações culturais e shows durante dois finais de semana. O modo de fazer o queijo artesanal do Serro foi primeiro bem cultural a ser registrado como patrimônio imaterial no Brasil, em 2008. No ano passado, foia vez do "modo" ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, braço da ONU para educação, ciência e cultura.
No primeiro fim de semana, o público poderá participar da Feira de Queijo, conferir degustação dos 'Melhores Queijos Artesanais', aproveitar o festival “Aqui tem queijo” e participar de oficinas de preservação do patrimônio cultural. O segundo fim de semana é reservado para os shows, entre eles o forrozeiro Nattan, a banda Bonde do Forró e o cantor Leonardo.
A Festa do Queijo do Serro é uma celebração da tradição. A iguaria é produzida há séculos com técnicas passadas de geração a geração. O Queijo Minas Artesanal (QMA) é feito com leite cru, pingo, coalho e sal, com a massa prensada à mão e maturada naturalmente. O processo artesanal garante a textura, o aroma e o sabor que fazem do produto um dos ícones gastronômicos de Minas. Segundo a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs), são cerca de 800 pequenos produtores na região.
A cidade
Com casarões coloniais, igrejas barrocas centenárias e ruas de paralelepípedo, a pequena cidade do Serro (foto acima, crédito: Windofilmes / Divulgação), a 226 km de Belo Horizonte, foi a primeira cidade do país ser tombada pelo Instiuto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan, em 1938. Localizada na Serra do Espinhaço, faz parte do Caminho dos Diamantes, da Estrada Real, a rota que serviu e transporte do ouro e diamantes de Minas Gerais até o porto do Rio de Janeiro.
Confira os principais passeios no Serro:
- Explorar as ruas e vielas da cidade;
- Visitar a Vila de Mato Grosso;
- Fazer um bate e volta a São Gonçado do Rio das Pedras e Milho Verde;
- Visitar os produtores do queijo do Serro, entre elas Engenho da Serra, Boa Vista, Bom Sucesso, Maria Nunes e Veludo, onde o visitante pode participar de uma visita guiada para conhecer o processo de produção, participar de degustação e tomar café colonial com produtos locais.
.Serviço
O quê: 39ª Festa do Queijo do Serro
Onde: Serro
Quando: Dias 22 a 31 de agosto
Local: Local: Serro – MG
Informações: Instagram @festadoqueijodoserromg
Como chegar:
De carro: a partir de Belo Horizonte, pegue a MG-10, passando por Lagoa Santa, Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro, até chegar ao Serro. Pode-se ainda fazer o trajeto via Curvelo, pela BR-040, MG-135 e MG-259.
De ônibus: Pela Viação Serro.