Gastronomia em prol da vida. Este é o lema do projeto "Chefs Contra o Câncer", que chega à sua 11ª edição. Em 2025, o evento beneficente ganha uma novidade e se torna mais abrangente. Além do jantar de gala com chefs renomados da cozinha brasileira, agora a iniciativa lança um circuito gastronômico.
A ação em prol da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE) - que é uma referência no país no acolhimento de crianças em tratamento do câncer e outras doenças não infecciosas - vai ocupar Belo Horizonte durante todo o mês de setembro aproveitando o gancho da campanha Setembro Dourado em conscientização pelo câncer infantojuvenil.
O circuito gastronômico é um roteiro com 26 restaurantes, bares e cafeterias que terão um prato especial com parte do valor destinado à CAPE ao longo de todo o mês. A ideia, segundo a superintendente da CAPE, Mônica Araújo, é traçar um verdadeiro guia da gastronomia de BH com engajamento social, com potencial de se tornar uma ação contínua, para além do mês de setembro. Cada participante criou um novo prato ou escolheu um clássico do cardápio com 40% do valor revertido para a instituição.
Dentre os estabelecimentos participantes estão Belves Bistrô, Dona Lucinha Matriz, La Vera por Leonardo Fontanelli, Lagar Tragaluz, Minas Demais, Ninetto Trattoria, Nino Cucina, Omilía Restaurante, Rex Bibendi, Taste-Vin, Terraço Niê e 68 La Pizzeria. Na categoria Bares e Gastrobares, marcam presença o AVRA, Bar da Lora Savassi, Cabernet Butiquim, LOOP Gastrobar, Quinteiro Bar, Tatu Bola Savassi e Tip Top Bar e Restaurante, Amoras Café, Boca do Forno (Lourdes e Cidade Nova), Dona Torta, Fofíssimo Café, PetCafé, Uluru Café e Zuzunely.
E fechando com chave de ouro o projeto e encerrando o Setembro Dourado, no último dia do mês (30/9), uma terça-feira, acontece o já consagrado jantar beneficente "Chefs Contra o Câncer" no Complexo CentoeQuatro, na praça Rui Barbosa, no Centro da capital.
O evento vai reunir grandes nomes da gastronomia nacional para criar um menu degustação inédito composto de pratos icônicos de cada um. Entre os confirmados estão Onildo Rocha (PB), à frente dos premiados Notiê, Abaru e Cozinha Roccia; Rachel Codreanschi (SP), chef-executiva do Rosewood São Paulo; Marco Renzetti (IT), à frente do Fame Osteria (estrela Michelin) e Nino Cucina; Morena Leite (BA), do Capim Santo; e o confeiteiro Lucas Corazza (SP), apresentador do canal GNT.
A noite também terá harmonização de vinhos assinada por Rodrigo Fonseca (MG), que há quase 40 anos comanda o Taste-Vin, um dos restaurantes mais premiados de Belo Horizonte; e um receptivo assinado pelo chef anfitrião do Montê Bar / Complexo CentoeQuatro, Victor Zulliani (MG).
Ampliando a vocação de conectar gastronomia e responsabilidade social, o 11º Chefs Contra o Câncer também convidou os alunos do Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias a integrar a equipe de cozinha do jantar. O INHAC é uma escola de gastronomia voltada à qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade social, formando mão de obra capacitada para o mercado.
Os convites para o 11º jantar Chefs Contra o Câncer já estão à venda pelo telefone (31) 99204 0008. O valor por pessoa é de R$ 1.000, destinado para a Casa de Acolhida Padre Eustáquio.
SERVIÇO
O quê? Chefs Contra o Câncer 2025 - Jantar Beneficente Chefs Contra o Câncer
Quando? Terça (30/9), a partir das 19h
Onde? Complexo CentoeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104, Centro)
Valor: R$ 1 mil
Ingressos pelo (31) 99204 0008 - Mônica Araújo
informações pelo Instagram: @chefscontraocancer | @capebh
Circuito Chefs Contra o Câncer
Data: de 1º a 30 de setembro de 2025
Descrição: restaurantes, bares, cafés e confeitarias de Belo Horizonte vão oferecer pratos especiais com 40% do valor revertido para a CAPE – Casa de Acolhida Padre Eustáquio
Acompanhe o guia e as novidades: Instagram: @chefscontraocancer | @capebh
Site: www.cape-mg.org.br
Confira a lista dos estabelecimentos e pratos participantes:
Restaurantes
Belves Bistrô – Medalhão ao Vinho: Filé mignon grelhado com molho de vinho e risoto parmeggiano, com amêndoas crocantes.
Dona Lucinha Matriz – Santa Causa: Arroz com polpa de pequi, tutu, carne de lata e salada de couve.
La Vera por Leonardo Fontanelli – Ciaccia com Gorgonzola e Mel: Massa biga recheada com gorgonzola, castanhas, mel e finalizada com creme quente de gorgonzola, mel, castanha e açúcar confeiteiro.
Lagar Tragaluz – Nossa Terra: Risoto de cogumelos secos e frescos das Vertentes.
Minas Demais – Tropeiro Minas Demais: Feijão roxo “virado na hora”, ovos, bacon e lombo, couve, arroz e linguiça artesanal.
Nino Cucina – Parmigiana: Cotoletta de porco à milanesa, pomodoro, basílico e muçarela.
Ninetto Trattoria – Almôndegas Recheadas com Polenta: Almôndegas recheadas com queijo, cobertas com molho de tomate da casa e servidas com polenta cremosa.
Omilía Restaurante – Costela do Sertão: Costela bovina prensada, nhoque de requeijão do Norte ao molho de jabuticaba.
Rex Bibendi – Arroz de Pato: Arroz com pato desfiado, ervilha torta e compota de laranja bahia.
Restaurante Taste-Vin – Salade au chèvre chaud et lardons: Folhas verdes com queijo de cabra morno e pancetta.
Terraço Niê – Pato com Purê de Batata: Sobrecoxa de pato confitada, purê de batata, glacê de frutas vermelhas e paçoca de pato.
68 La Pizzeria Lourdes – Pizza 68: Molho de tomate, copa, mozzarella especial, coração de alcachofra, presunto de Parma e orégano.
68 La Pizzeria Vila da Serra – Spaghetti Dourado: Molho de moranga, carne de sol e banana da terra.
Bares e Gastrobares
AVRA – Capelase de Requeijão: Capelase de requeijão ao molho pomodoro de tomatinhos e pesto.
Bar da Lora Savassi – Cro-Kedama: Croquete de carne bovina, jiló e queijo canastra com molho béarnaise de jiló.
Cabernet Butiquim – Mexido do Cab: Arroz, carne desfiada, ovo mexido, bacon, linguiça, brócolis, feijão, couve e banana frita.
LOOP Gastrobar – Mandioca Cremosa Loop: Mandioca cozida na manteiga de garrafa, servida borbulhando na panela de pedra com muito queijo.
Quinteiro Bar – Canastrinhos: Bolinhos de arroz com queijo canastra e bacon, maionese verde da casa e azeite de ervas.
Tatu Bola Belo Horizonte – Torresminho de Barriga: Barriga de porco confitada e servida sequinha.
Tiptop Bar e Restaurante – Lasanha de Goulash: Lasanha de goulash tostada acompanhada de fonduta de queijo.
Cafeterias, Confeitarias & Brunch
Amoras Café – Panini de Queijo Canastra com Batata Baroa: Pão de queijo de batata baroa prensado na chapa com queijo canastra, acompanhado de café coado.
Boca do Forno – Pizza com Massa de Pão de Queijo.
Dona Torta – Palha Italiana: Latinha de palha italiana de 240g.
Fofíssimo Café – Fofíssimo Romeu e Julieta: Bolo fofíssimo de fubá com queijo, cobertura de brigadeiro de queijo e goiabada cascão.
PetCafé – Frango à Parmegiana: Purê de batatas rústicas, molho de tomate artesanal, frango empanado e queijo prato gratinado.
Uluru Café – Tilápia com Purê de Batata Doce Roxa e Farofa de Castanhas: Tilápia grelhada com molho pesto, purê de batata doce roxa e farofa de pão com castanhas.
Zuzunely – Colo: Tostada de waffle de batata baroa com ervas frescas, creme azedo com tangerina, salmão defumado, salada de feijão-fradinho, brotos de coentro, cebola roxa, azeite verde, granola salgada de sementes brasileiras, flor de sal e folhas de ouro.