Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Pós-eleições

Ministério diz que 1,7 mi de famílias saíram do benefício 

Número pode ser ainda maior, pois cadastro não contabiliza saídas voluntárias; governo de Minas afirma que Travessia beneficiou mais de 181 mil pessoas

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
12
Valdirene Claudio, de Bela Vista de Minas: “É difícil melhorar de vida”
PUBLICADO EM 15/12/14 - 03h00

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) afirma que “incentivar a agricultura familiar é uma das estratégias realizadas pelo governo federal dentro do Plano Brasil Sem Miséria para ampliar a inclusão produtiva da população pobre e extremamente pobre”.

Segundo o MDS, “o benefício não substitui o trabalho, ele complementa a renda das famílias, garantindo a alimentação e que as crianças estejam na escola”.

Na educação, o MDS afirma que uma das ações do governo federal é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estados e municípios atuam por meio de parcerias com as escolas técnicas e institutos federais de educação, além do Sistema S (Senai, Senac e Senat) para oferecer, gratuitamente, mais de 600 cursos, muitos desenvolvidos para população com baixa escolaridade.

O MDS diz também que a oferta de educação em tempo integral para o ensino fundamental nas escolas públicas onde a maioria dos alunos é beneficiária do Bolsa Família cresceu.

Em relação ao crescimento econômico, “governos estaduais e prefeituras são essenciais para prover as localidades de uma estratégia de desenvolvimento, que permita ampliar o mercado de trabalho e dinamizar a economia dos municípios”.

Sobre porta de saída, o MDS diz que, desde 2003, 1,7 milhão de famílias de todo o país já deixaram o programa por meio do desligamento voluntário ou por terem superado a pobreza. E mais 1,1 milhão de famílias não realizaram a atualização dos cadastros. O MDS não contabiliza esse número como “saída voluntária”.

Para apoiar os negócios dos empreendedores de baixa renda, o Programa Crescer facilita o acesso ao crédito orientado em bancos públicos. O empréstimo é vinculado a atividades produtivas.

Governo estadual. O governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, afirmou que possui “diversos programas e vem desenvolvendo ações que contribuem para o desenvolvimento social da população mineira”.

O Travessia busca promover a inclusão social e produtiva da população em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Dos 27 municípios onde Dilma teve mais de 80% dos votos, o Travessia atuou em 22 e beneficiou mais de 181 mil.

O Travessia atua em dois eixos: melhoria do padrão de vida, por meio de intervenções nos domicílios diagnosticados em privação e melhoria do acesso aos serviços públicos.

O governo capacitou técnicos e gestores de 100% dos municípios da região Norte, em 2014. Os profissionais foram treinados com o objetivo de fortalecer a gestão municipal e os serviços socioassistenciais.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Pós-eleições

Ministério diz que 1,7 mi de famílias saíram do benefício 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View