Consciência

Impacto da mídia na sociedade

“Imagens e Vozes da Esperança vai discutir como as notícias diárias afetam as comunidades


Publicado em 30 de agosto de 2016 | 03:00
 
 
 

Jornalista, escritor, formador de opinião, você está satisfeito com o trabalho que vem fazendo? Acredita que o que publica gera um sentimento positivo em quem o recebe?

Para debater essas questões, a rede internacional Images and Voices of Hope vai realizar, nos dias 9, 10 e 11 de setembro, em Igarapé, o Encontro IVE Brasil, um diálogo sobre a comunicação e o papel transformador da mídia, voltado para profissionais das áreas da comunicação e das artes e demais interessados. A ideia é discutir como gerar conteúdos construtivos em diferentes contextos.

O Imagens e Vozes da Esperança (IVE) foi uma iniciativa da jornalista norte-americana Judy Rodgers, em Nova York, em 1999, e teve o apoio da Brahma Kumaris Word Spiritual Organization, do Center for Advances in Appreciative Inquire e da Visions of a Better World Foundation.

O encontro propiciará aos participantes compartilhar histórias e experiências e refletir sobre os impactos que as mensagens têm sobre as comunidades.

Um dos temas que serão abordados é a narrativa restaurativa, uma nova perspectiva que se concentra em contar histórias de recuperação, restauração e resiliência em tempos difíceis.

“Será uma oportunidade para que os profissionais de mídia se reúnam a fim de considerar o impacto que seu trabalho está tendo sobre as pessoas, bem como a repercussão que gostariam que ele tivesse, especialmente nos tempos em que estamos vivendo, com tantos desafios e dificuldades”, analisa Judy.

Segundo ela, desde 1999, o IVE tem oferecido para profissionais da mídia uma forma alternativa de pensar sobre o material que estão divulgando no mundo. “Não se trata de divulgar apenas notícias felizes, mas de contar as histórias sobre as coisas difíceis de maneira a cultivar resiliência, especialmente entre aqueles que encontraram formas de restaurar suas vidas e de reconstruir suas comunidades”, diz a jornalista.

Judy não tem dúvidas de que as pessoas envolvidas com a mídia têm se tornado muito mais conscientes de seus fracassos, e que muitas outras estão abertas a ideias concretas de como fazer seu difícil trabalho e encontrar formas que sejam mais construtivas.

“O IVE tem focado um novo gênero, que chamamos de ‘narrativas restaurativas’. Um amigo, David Boornsten, e seus colegas estão por trás de um movimento chamado ‘jornalismo de soluções’. A professora Catheryn Gyldendsted, da Dinamarca, está fazendo um trabalho muito importante com uma abordagem chamada ‘narrativa construtiva’. Alguns da mídia estão em busca de maneiras novas e poderosas de falar sobre coisas difíceis de forma que possam restaurar a força nas pessoas e nas comunidades nas quais elas estão inseridas, bem como na sociedade”, explica Judy.

O workshop terá o tema “Comunicação construtiva: novas narrativas para tempos difíceis”. O jornalista e presidente do BDMG Cultural, João Paulo Cunha, as jornalistas Leila Pinheiro e Ângela Carrato Diniz, o coordenador da assessoria de imprensa da Fiat, Roberto Baraldi, e a publicitária Christina Carvalho Pinto são os palestrantes do encontro, que terá ainda a participação virtual do jornalista André Trigueiro.

Episódios recentes, como o desastre da Samarco, em Mariana, serão usados a fim de discutir como assuntos traumáticos podem ter efeitos fortes sobre aqueles que trabalham com informação.

“A mídia sempre será um negócio, mas, assim como o mundo corporativo achou necessário fazer uma mudança importante para ser socialmente responsável por seus consumidores e comunidades, ela também está no meio de uma transição similar e precisa desempenhar o papel de fiscalizadora das reportagens sobre os potenciais perigos para a sociedade. Há uma imensa oportunidade para aqueles que desejam desenvolver sua capacidade de contar histórias que construam resiliência e fortaleçam as comunidades servidas por eles”, finaliza a jornalista.

AGENDA: “Comunicação construtiva: novas narrativas para tempos difíceis” acontece nos dias 9, 10 e 11 de setembro, no Hotel Fazenda Igarapés, em Igarapé. Mais informações no site: www.iveminasgerais.wixsite.com/encontroivebrasil ou pelos telefones: (31) 3371-9802 ou (31) 98449-5171.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!