Mania

Maquiagem 3D transforma a garotada em ‘monstros’ 

Após trabalhar como atriz no castelo do terror, Marina Ventura tomou gosto pelas pinturas


Publicado em 21 de junho de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Técnica, paciência e muita criatividade. Pouco a pouco, o rosto humano vai se transformando em uma face de zumbi, com uma maquiagem que está fazendo cada vez mais sucesso, graças a séries americanas, como “The Walking Dead” e o desenho “Monster High” – onde monstros e zumbis são os personagens principais. A transformação acontece no parque Guanabara, na Pampulha, pelas mãos da maquiadora Marina Ventura, 21, e o público tem acesso a diversão.

Atraindo principalmente crianças e adolescentes, as maquiagens, geralmente relacionadas ao terror, fazem imitações incríveis de feridas no corpo, cortes na cabeça e rostos ensaguentados semelhantes aos de zumbis de série. Para fazer os cortes, Marina usa a técnica de maquiagem FX. Já para os rostos de zumbi, é feita uma maquiagem 3D.

“Os adolescentes gostam mais das maquiagens de zumbis, os cortes e as feridas. Já as crianças pedem caracterizações como as que imitam os personagens do desenho “Monster High”. Tem muita gente que pede maquiagens para festas infantis e à fantasia”, conta Marina.

Ela se apaixonou pela maquiagem há dois anos, após começar a trabalhar como atriz no castelo do terror. “No início eu fazia as maquiagens em mim mesma. Fui tomando gosto e comecei a fazer nas atrizes do castelo. Há cerca de seis meses resolvemos abrir uma loja com alguns utensílios e roupas relacionados ao terror. Aproveitamos também para fazer as maquiagens. Antes, eu queria ser atriz, mas, agora, já sei que quero mesmo é trabalhar com maquiagem”, diz Marina.

Investimento. Percebendo o interesse da jovem em fazer as transformações, a empresa Hades Produções e Eventos, que administra o castelo, resolveu pagar dois cursos para ela aperfeiçoar o trabalho em São Paulo.


Caracterização a partir de R$ 10 

Sangue de mentira, massa imitando pele, látex, tinta e algodão. Esses são alguns dos produtos usados por Marina para fazer a maquiagem. Os produtos utilizados nas crianças são à base de água e não têm química, o que não causa irritação na pele dos pequenos.

“Se preciso usar algum produto com química, eu faço um teste antes na pessoa para ver se corre o risco de ela ter alguma reação alérgica”, diz Marina.

O tempo de cada maquiagem depende da complexidade. Rosto de zumbi, por exemplo, pode demorar até 1 hora e meia para ser feito. As maquiagens mais simples custam R$ 10 e o preço aumenta dependendo do que o cliente escolher.

Arthur Oliveira, 12, já fez algumas maquiagens no parque e aprovou a brincadeira. “Eu fiz uns cortes no braço e na testa. Foi muito legal. Alguns amigos também fizeram e ficamos brincando. Eu gosto muito de zumbi. Depois, quero fazer alguma no rosto”, contou o menino.

Segundo Marina, nos fins de semana ela chega a fazer maquiagem em cerca de 60 crianças e adolescentes. Geralmente, são maquiagens de menor complexidade, como imitações de cortes e feridas. “A maioria das crianças adora, mas algumas, depois que eu faço, ficam com um pouco de nojo e querem logo tirar”, se diverte. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!