Londres, Reino Unido. Estudar os elementos químicos na tabela periódica já foi uma tarefa mais difícil. Isso porque uma nova versão interativa mostra pelo menos uma utilidade para cada elemento. A ideia é do desenhista norte-americano Keith Enevoldsen, de Seattle.
Na tabela interativa, pode-se aprender que o elemento túlio é essencial nas cirurgias a laser, e que o estrôncio é usado nos fogos de artifício e o amerício, nos detectores de fumaça. “Fiz a tabela que eu gostaria de ter quando era criança”, disse Enevoldsen à rede BBC.
A tabela periódica tradicional ordena os elementos químicos por número atômico (número de prótons), configuração dos elétrons e propriedades químicas. Elementos que têm um comportamento químico semelhante ficam na mesma coluna.
A primeira versão dela foi criada pelo químico e físico russo Dmitri Mendeleiev em 1869 e foi revolucionária ao prever as propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos.
O primeiro elemento é o hidrogênio, e o último é o de número 118, o ununóctio, que recentemente passou a ser chamado de oganessono, em homenagem ao físico nuclear russo Yuri Oganessian. A União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, em inglês) validou os elementos sintetizados mais recentemente em dezembro do ano passado.
“Nasci em 1956. Quando era criança, gostava das tabelas periódicas com figuras, mas elas nunca tinham boas imagens de todos os elementos”, conta o desenhista.
Foi assim que Enevoldsen resolveu criar o que sempre sonhou: uma tabela periódica com imagens divertidas e importantes dos elementos químicos listados até o número 98. “Fiz a tabela para mim e meus filhos e a coloquei na internet para que outras pessoas desfrutassem dela. Muitos estudantes, professores e pais dizem que ficaram encantados”, conta.
O trabalho pode ser acessado em inglês no site http://elements.wlonk.com/ElementsTable.htm.
Mais Lidas
-
Dia do Sexo: conheça origem da data e os debates que ela provoca
-
Vivemos dentro de uma matrix, mas ainda há uma saída
-
Aumenta acesso de jovens a álcool e drogas, revela estudo do IBGE
-
Menopausa precoce: veja sintomas, diagnóstico e tratamento
-
Dia da Mentira: 7 verdades na história que mais parecem 'fake news'