O Instituto MRV&CO oficializou um aporte de R$ 2 milhões ao Fundo do Programa de Bolsas da Fundação Dom Cabral (FDC).

A cerimônia foi realizada no Campus Aloysio Faria, em Nova Lima (MG), e reforçou a mobilização de recursos privados para ampliar o acesso à educação de excelência.

Desde a década de 1990, a FDC concede bolsas de estudo por meio de um programa estruturado, que passou a contar em 2025 com um fundo patrimonial. Com aporte inicial de R$ 20 milhões, o fundo é composto por doações de empresas e indivíduos, com rendimentos integralmente destinados às bolsas.

Com o investimento do Instituto MRV&CO, a expectativa é ampliar em 20% o número de bolsas ainda este ano. Para 2026, a projeção é de crescimento de 25%, podendo ser maior com novos doadores.

Segundo Antonio Batista da Silva Junior, presidente executivo da Fundação Dom Cabral (FDC),  a cerimônia de formalização da parceria para o Fundo de Bolsas marca um momento significativo para a instituição, especialmente ao lado da MRV, parceira de longa data. “Conhecemos profundamente a cultura da MRV, com quem desenvolvemos diversos projetos ao longo dos anos. Essa trajetória de colaboração se fortalece ainda mais com esta nova iniciativa no âmbito do nosso Programa de Bolsas, agora com o apoio do Instituto MRV&CO.

Ele destacou o impacto transformador do Fundo de Bolsas: “Acreditamos na educação como uma força de transformação individual. O conhecimento adquirido tem o poder de mudar vidas, e temos o privilégio de acompanhar esses resultados diariamente. Nosso programa de bolsas tem uma história sólida, iniciada por Dom Serafim, e já concedeu cerca de 10 mil bolsas ao longo dos anos.”

Ele concluiu enfatizando os planos de expansão: “Queremos ampliar ainda mais o alcance dessas oportunidades. A criação do Fundo de Bolsas representa esse compromisso com o crescimento e o fortalecimento do acesso à educação de qualidade para a construção de futuros positivos”.

Para Maria Fernanda, Presidente do Instituto MRV&CO, “é uma alegria e uma honra formalizar esta parceria com a Fundação Dom Cabral. Mais do que um investimento, ela representa um compromisso com o futuro. Nosso desejo é que cada vez mais jovens tenham acesso ao conhecimento e possam transformar suas vidas por meio da educação. Que essa iniciativa também inspire outras instituições e empresas a acreditarem no poder da educação e a investirem no desenvolvimento dos jovens, afirma.

De acordo Raphael Lafeta, diretor-executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV&CO formar esse fundo é um passo fundamental para perpetuar a educação dos jovens e garantir um futuro melhor. “Nós, da MRV&CO, acreditamos e investimos na educação, por entendermos que ela é o único caminho capaz de transformar verdadeiramente a sociedade”, concluiu.

O evento contou com o depoimento de Flaviana Lacerda de Paula do Nascimento, bolsista do Curso de Graduação em  Administração da Fundação Dom Cabral, além das presenças do Prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez e do Co-fundador  da Fundação Dom Cabral, professor Emerson de Almeida.